O INSS fecha agências nesta quinta-feira (16) devido a ocorrência do feriado Corpus Christi. A central telefônica de número 135, também não funcionará. A decisão foi divulgada no Diário Oficial da União na terça-feira (14).
Devido a determinação do Ministério da Economia, a sexta-feira (17) se tornou ponto facultativo e as agências do INSS também não funcionarão na data.
Aqueles que possuem agendamento para o dia 17 devem ligar para central e reagendar o serviço. As agências da Previdência Social voltarão a funcionar normalmente na segunda-feira (20) da próxima semana.
O aplicativo Meu INSS irá funcionar normalmente nos dias em questão. Por meio dele, o cidadão consegue:
As agências das instituições bancárias também ficarão fechadas na quinta-feira (16), feriado de Corpus Christi. Porém, o atendimento volta normalmente na sexta-feira (17).
De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o INSS fecha agências na quinta-feira inclusive nos municípios em que a data do feriado tenha sido antecipada, como, por exemplo, a cidade de São Paulo.
O INSS enfrenta atualmente sérios problemas para zerar a fila de espera de pedidos que já atinge 1,6 milhão. A fila foi consequência da greve de funcionários e da Reforma da Previdência que geraram aumento na quantidade de serviços.
Teoricamente o INSS tem até 30 dias para responder a qualquer pedido proposto. No caso de problemas com a documentação do segurado, o prazo é prorrogado por mais 30 dias.
O prazo para o pagamento após a liberação do benefício, é de 45 dias. Entretanto, o Instituto não está conseguindo obter sucesso no cumprimento dos prazos estipulados pela legislação.
Para tentar solucionar a questão, o Ministério Público Federal (MPF) e a Advocacia Geral da União (AGU) refizeram a relação de prazos. Os novos prazos são válidos por mais um ano. Então, acompanha as mudanças a seguir
Entretanto, o INSS não consegue realizar os procedimentos dentro dos novos prazos também.
Para conseguir mover o pedido que ainda não foi analisado pelo INSS, o segurado pode realizar duas medidas:
500 mil segurados na fila do INSS são pessoas que querem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Nesses casos, são exigidos três níveis de análise: administrativa, social e médica. O que por si só já alonga o procedimento.
O INSS se comprometeu a fazer as perícias médicas e de assistência social em até 45 dias.O prazo pode chegar a 90 dias nos locais de difícil acesso.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…