É possível estabelecer uma relação entre o INSS e o setembro amarelo. Afinal, a campanha deste mês busca prevenir o suicídio, que muitas vezes tem origem em doenças como ansiedade e depressão.
Estas doenças, assim como as outras que impossibilitam os trabalhadores de realizar suas atividades, entram no auxílio-doença. Ou então, benefício por incapacidade temporária, que se tratam de auxílios previdenciários que o INSS concede aos segurados.
Sendo assim, os indivíduos que comprovarem tais doenças e o impedimento na realização das atividades laborais, terão direito de realizar a solicitação do auxílio. Para isso, é preciso seguir alguns passos através das plataformas do INSS. Bem como apresentar os laudos que confirmem a condição.
Você quer saber mais sobre os benefícios do INSS que podem andar junto com a campanha do setembro amarelo? Então continue conosco na leitura deste texto pois ele trará muitas informações sobre o assunto.
Qual a relação entre os benefícios do INSS e o setembro amarelo?
Os benefícios do INSS e o setembro amarelo possuem relação entre si pois, este último trata-se de uma campanha que busca conscientizar e prevenir o suicídio. Este tem sua causa, muitas vezes, advinda de doenças como ansiedade e depressão. A saber, a campanha do mês de setembro teve início no Brasil no ano de 2015.
O INSS, por sua vez, fornece aos trabalhadores o benefício com incapacidade temporária, que as pessoas comumente conhecem por auxílio-doença. Sendo assim, como qualquer outra doença com um diagnóstico que determine a incapacidade de realizar as atividades laborais, as pessoas que possuem ansiedade ou depressão poderão se ausentar do trabalho.
Benefícios do INSS e o setembro amarelo. Quem pode utilizar esses benefícios?
Para utilizar o benefício por incapacidade temporária os cidadãos precisam estar atentos a algumas restrições. Por exemplo, ter um afastamento das atividades laborais por mais de quinze dias por conta de uma mesma doença. Ou então, por 15 dias, podendo ter intervalos entre eles, dentro de sessenta dias. Da mesma forma que é preciso realizar, no mínimo, doze contribuições por mês para a Previdência Social.
Todavia, certas doenças não exigem este requisito.
É necessário, também, comprovar a doença através de exame e consulta médica. Assim como é preciso ser segurado do INSS.
Como solicitar estes benefícios?
É possível realizar a solicitação deste benefício por meio do aplicativo do “Meu INSS” ou então, através do site que possui o mesmo nome. É preciso, primeiramente, acessar a plataforma. Em seguida, clicar em “Pedir Benefício por Incapacidade” e por fim, os indivíduos devem selecionar o benefício que desejam.
Para efetuar este processo, as pessoas devem obrigatoriamente, apresentar o CPF. Contudo, nos casos de procuradores e representantes legais, exige-se também a procuração pública e o Termo de Responsabilidade. Exige-se, também, guarda ou então tutela. E enfim, documentos de identificação com foto.
Após a solicitação, os indivíduos podem acompanhar a resposta através das mesmas plataformas. Basta clicar no botão de consultas dos pedidos, procurar a solicitação na lista e por fim, buscar os detalhes do pedido.
O que você achou da relação entre os benefícios do INSS e o setembro amarelo? Compartilhe conosco a sua opinião, deixando um comentário abaixo!