Ao contrário do que podemos achar, para ter uma horta em casa não é preciso muita coisa. Apenas alguns componentes são necessários e entre os mais simples podemos citar a terra, sementes ou mudas, água e um pouco de luz ao longo do dia.
Dessa forma, podemos estabelecer uma singela horta em casa aproveitando um espaço abandonado perto das janelas ou do lado de fora de uma pequena varanda. Ter uma horta em casa pode além disso ajudar na alimentação e ser um passatempo prazerosos ao longo do ano.
Veja como fazer uma decoração com plantas na sua casa
Continue lendo esse artigo para mais informações sobre como ter uma horta em casa!
Vasos e terra para as plantas
Primeiramente, pode parecer um empecilho para se ter uma horta em casa a ausência de vasos e terra. Entretanto, resíduos básicos de casa podem se tornar lindos vasos empilháveis ou que podem acabar se ajeitando agrupados em um canto. Caixas de leite vazias, garrafas pets cortadas, potes maiores que iriam para o descarte e vários outros resíduos, por exemplo, você pode aproveitar. O importante é ter criatividade.
Por sua vez, a terra pode ser comprada por preços acessíveis ou conversando com amigos e vizinhos talvez se consiga alguns gramas. O importante é ter um pouco para começar e com o tempo sua horta pode ir crescendo e mais terra será necessária.
As primeiras mudas e sementes
Em seguida, para compor sua horta em casa é necessário sementes ou mudas. As sementes podem ser adquirias por poucos centavos em lojas de ração ou especializadas no setor agrícola. Além disso, é sempre possível utilizar de sementes isoladas em casa, oriundas de frutos ou outros vegetais consumidos ao longo do dia. O tratamento para cada uma pode variar e, por isso, é importante conferir com pessoas mais experientes ou sites na internet como proceder.
Decoração para jardins: várias ideias para deixar o seu mais bonito
Ademais, alguns legumes podem começar a brotar não intencionalmente, seja na geladeira ou na cesta de legumes. Estes podem ser também uma boa opção para se plantar. Chuchus, cebolas, alhos e outros podem compor parte de sua primeira tentativa em fazer uma horta em casa.
Adubos e outros nutrientes
Para o crescimento adequado de suas plantas é sempre importante considerar o uso de adubos, que podem ou não ser orgânicos, e outros nutrientes. O costumeiro ato de misturar na terra esterco, casca e restos de alimentos pode não ser a melhor opção. Uma vez que esses compostos podem atrair insetos e outros animais para a residência e complicar a situação.
Uma opção é optar pela compostagem de alguns desses resíduos domésticos. Apesar de não produzir resultados imediatamente após o início do processo de compostagem, pode ser uma opção orgânica e sustentável. Isso porque, atualmente, existem caixas de compostagem e minhocas que você compra por um preço acessível e seu retorno a longo prazo é enorme.
Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre como ter uma horta em casa basta planejar e se aventurar. Além de ser uma atividade prazerosa e sustentável, ter uma horta em casa pode compor uma rotina familiar e melhorar a alimentação dos envolvidos.