Higiene íntima da mulher: dicas de cuidados essenciais!

0

Os fungos e bactérias que fazem parte da flora vaginal são essenciais à saúde da mulher, porém se a região não for higienizada da forma correta poderá facilitar a proliferação de micro-organismos que podem causar algumas doenças, mau cheiro e certo desconforto. Por isso, a higiene íntima da mulher merece atenção especial.

As dicas para cuidar da higiene íntima da mulher serão úteis para evitar doenças como a candidíase e a vaginose bacteriana.

Dicas para cuidar da higiene íntima da mulher

Listamos algumas dicas para cuidar da higiene íntima da mulher. Contudo, em caso de dúvidas, dor ou coceira excessiva, procure um médico.

  • Troque o absorvente por coletor menstrual

O protetor permite uma maior ventilação da região. Além disso, ele dá mais autonomia à mulher, pois não precisa ser trocado com a mesma frequência que o absorvente convencional, sendo que pode ficar até 12 horas sem ser retirado.

Se a mulher quiser ir à praia, piscina ou cachoeira ele dará mais liberdade, visto que ela poderá usar roupa de banho e nadar como se não estivesse menstruada.

Caso opte por continuar com o absorvente convencional, ele deve ser trocado a cada 4 horas ou de acordo com a intensidade do fluxo. Porém, mesmo na hipótese de pouco fluxo, ele precisa ser trocado mais de uma vez por dia, pois a região precisa ser ventilada e higienizada.

  • Durma sem calcinha

Uma dica simples e fácil para cuidar da higiene íntima da mulher é ter o hábito de dormir sem calcinha. Assim, a região ficará mais tempo ventilada.

  • Prefira roupas íntimas de algodão

Os tecidos de algodão facilitam a ventilação da área e evitam alergias. Já, os tecidos sintéticos devem ser evitados, visto que podem facilitar o aparecimento de alergias.

  • Evite ficar com biquíni úmido

Tudo que os fungos e bactérias mais gostam são ambientes quente e úmidos. Ao ir à praia ou piscina e ficar durante horas com o biquíni úmido a mulher vai dar o ambiente perfeito para eles se multiplicarem.

Leia também:
– Covid-19: secretários da saúde fazem lista de medidas que devem ser tomadas agora
– Mitos e verdades sobre as olheiras, confira alguns

Curta nossa página do Facebook e acesse diariamente o site do Brasil 123 para acompanhar todas as dicas de saúde e bem-estar!

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.