Com a chegada de um novo governo, muitos questionamentos foram feitos sobre o pagamento dos auxílios que estavam ocorrendo na administração anterior.
Afinal de contas, a ajuda de custo que a administração pública oferece à população, pode transformar vidas.
Por isso, o atual presidente Lula, junto aos seus Ministérios, buscaram por medidas para manter esses benefícios ativos, para que a população não sofra com essa transição de governo.
Dessa forma, anunciou-se que haverá o pagamento auxílio gás neste mês de fevereiro de 2023. Para saber mais, continue lendo até o fim.
Governo volta a pagar o auxílio gás no mês de fevereiro 2023
As pessoas que recebiam o auxílio gás durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, ficaram preocupadas se o benefício continuaria com a troca de administração.
Afinal, esse foi um projeto que teve início no governo anterior ao de Lula, impulsionado, principalmente, pela pandemia que prejudicou muitas pessoas financeiramente, devido a alta nos preços do botijão de gás de cozinha, que sofreu muitas oscilações ao longo do ano
Porém, assim que assumiu, Lula prometeu à população que iria manter alguns projetos de benefício social como, por exemplo, o auxílio gás.
No entanto, no mês de janeiro, não houve o pagamento da parcela do benefício, pois o auxílio gás é um projeto a ser pago de forma bimestral para aqueles que atendem aos requisitos do programa.
Como funciona o Auxílio Gás
O programa do auxílio gás é um benefício oferecido para algumas famílias. Mas elas precisam atender aos requisitos que o programa exige. São eles:
- A família que deseja receber o benefício deve estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico). Esse se direciona ao público que participa de programas sociais do governo, os quais costumam exigir que a pessoa comprove uma renda familiar per capita de meio salário mínimo, considerando o valor vigente no ano;
- Famílias que possam comprovar que não possuem meios para ter uma renda mensal também podem aderir ao auxílio;
- E famílias que possuem integrantes na casa que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Outra informação importante que o governo costuma deixar claro sobre os benefícios em geral, é que famílias em que a mulher sofreu algum tipo de violência doméstica, terão prioridade para participação nos programas sociais desenvolvidos pelo governo, como é o caso do auxílio gás.
Com relação ao pagamento, como informamos, ele é feito de forma bimestral, ou seja, em meses alternados, as famílias recebem uma quantia referente ao gás de cozinha.
No governo anterior, o pagamento era de uma parte do valor referente ao botijão de cozinha. Contudo, no governo Lula, a promessa é de ser pago 100% do valor vigente no mês.
Assim, as famílias que recebem o auxílio gás, terão acesso ao valor integral do botijão, sendo considerado o casco de até 13 quilos.
Veja quando será pago às famílias que participam do programa Auxílio Gás
As primeiras famílias que estão aptas a receber o auxílio gás, terão acesso ao valor logo na segunda semana de fevereiro.
Desse modo, o pagamento do benefício será a partir do dia 13 de fevereiro para as famílias que possuem o NIS (Número de Identificação Social) com final 1.
Para aqueles que recebem pela primeira vez, é importante informar que o pagamento é liberado de acordo com o final do número do NIS, ou seja, é feito um calendário que indica o número e a data correspondente para o recebimento do valor.
Confira a seguir, o calendário de pagamento para este mês de fevereiro:
- NIS com final 1 – Dia 13;
- 2 – Dia 14
- 3 – Dia 15
- 4 – Dia 16
- 5 – Dia 17
- 6 – Dia 22
- 7 – Dia 23
- 8 – Dia 24
- 9 – Dia 27
- 0 – Dia 28
Os pagamentos para as famílias irão ocorrer diretamente nas contas da Caixa Econômica Federal, normalmente, quem recebe é o titular do cadastro único. Por isso, é importante ter essas informações atualizadas no sistema.