O Congresso Nacional deve receber, ainda neste mês de abril, uma Proposta de Emenda à Constituição enviada pela Presidência da República com o intuito de “disciplinar” a participação de militares da ativa na política. Conforme informações do canal “CNN Brasil”, o texto foi elaborado pelo Ministério da Defesa e, neste momento, está em análise na Secretaria Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil.
Governo fecha acordo com o Congresso para instalação de comissões para analisar MPs
Ainda conforme o canal, na proposta, existe um trecho que diz que, ao se candidatar, o militar deixará automaticamente a corporação e, mesmo que não vença às eleições, não poderá retornar às Forças Armadas. Por outro lado, aqueles que tiverem ao menos 35 anos de carreira seguirão automaticamente para a reserva remunerada a partir do momento que decidirem entrar para a política.
Na PEC que deve ser enviada ao Congresso nos próximos dias também há a imposição de uma regra para que militares que ocuparem cargos de ministro de Estado. Neste caso, ao assumir uma pasta no Executivo, a pessoa também teria que deixar sua farda.
Ontem, terça-feira (04), o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou da cerimônia de cumprimento a oficiais-generais recém-promovidos. Essa foi a primeira vez que o petista foi ao local desde que assumiu o seu terceiro mandato como chefe do Executivo – para continuar com essa aproximação, Lula deve participar no próximo dia 19 das comemorações do Dia do Exército.
No começo da semana, Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, que desde janeiro deste ano é comandante-geral do Exército, afirmou que seu objetivo à frente do Exército é “afastar a política” da corporação, que nos últimos anos, esteve atrelada à direita por conta do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL).
“Meu objetivo é afastar a política do Exército. Somos profissionais e temos que focar no nosso trabalho”, disse ele durante entrevista ao jornal “O Globo”. Recentemente, já sob o comando de Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, o Exército divulgou uma lista onde constam as prioridades de sua gestão.
De acordo com ele, o Exército continuará cumprindo suas missões previstas na Constituição Federal. Isso, “alinhado aos anseios da sociedade e aos valores e tradições nacionais”. “Os integrantes da Força, homens e mulheres, alicerçados no caráter de nossa gente e unidos pelo amor à pátria, trabalharão para o Exército Brasileiro continuar a cumprir suas missões previstas na Carta Magna, alinhado aos anseios da sociedade e aos valores e tradições nacionais”, disse ele.
Leia também: Saiba como fica o PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM com a nova decisão de Lula
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…