O Governo Federal anunciou, na terça-feira (28), algumas novidades para quem é beneficiário do INSS. A medida faz parte da disputa entre o governo e bancos para definir a taxa de juros máxima do empréstimo consignado voltado à categoria. Recentemente, ministros de Lula definiram que a taxa máxima seria de 1,70% ao mês. Agora, a decisão foi revista.
Dessa forma, há uma nova taxa máxima para quem quer tirar empréstimo consignado pelo INSS. Assim, neste texto você entenderá os novos valores e como pesquisar a melhor taxa para você.
Governo voltou atrás da decisão
Após diversos bancos anunciarem o fim do consignado do INSS por conta da taxa máxima decidida, o governo voltou atrás. Com isso, a taxa máxima permitida já não é mais de 1,70%. Segundo os bancos, a taxa anterior era baixa demais para cobrir os custos de oferecer o empréstimo, além de custear a operação dentro das instituições.
Com isso, dos 38 bancos que ofereciam a modalidade, apenas 4 seguiram com o consignado do INSS. Isso fez com que o governo negociasse uma nova taxa com os bancos. Dessa forma, ficou decidido que os juros máximos para esse tipo de crédito será de 1,97%. O valor, apesar de maior que os 1,70%, ainda é menor que os juros máximos do ano passado, que eram de 2,14%.
Apesar disso, é preciso lembrar que essa é a taxa máxima, mas não é a única possível. Isso quer dizer que alguns bancos podem cobrar taxas menores que outros bancos e, por isso, ainda é preciso pesquisar bastante. De qualquer forma, após a nova taxa acordada subir, os bancos já retomaram a retirada de crédito nessa modalidade.
A redução do teto do consignado do INSS é uma proposta feita por Carlos Lupi, ministro da Previdência. Segundo ele, “baixar os juros é a bandeira do nosso governo, e no que depender do Ministério da Previdência, estaremos sempre prontos para ajudar!”
Leia ainda: ESTE cartão de crédito tem fácil aprovação e benefícios
Como encontrar o consignado do INSS mais em conta?
Existem algumas formas de você encontrar a melhor taxa para o consignado do INSS. Isso pode ser feito, inclusive, da sua casa, utilizando apenas o seu celular. A ideia é que você veja quanto cada banco cobra e, com isso, consiga contratar o empréstimo mais barato. Vale lembrar que, para quem tem direito, esse consignado é a melhor forma de fazer uma consolidação de dívidas.
A primeira forma de saber qual banco cobra menos taxas no consignado do INSS é entrar no site do Banco Central. Lá, você pode ver as taxas de todos os bancos que possuem a modalidade. Para facilitar, basta clicar aqui para ver a tabela completa. Atualmente, a instituição que cobra a menor taxa é o CCB, um banco chinês que entrou recentemente no mercado brasileiro. A segunda menor taxa é a da Cooperativa Sicoob, enquanto a terceira menor taxa é a do Banco Cetelem. Em quarto lugar, o banco BRB também tem uma taxa atrativa. Todas essas instituições cobram menos de 1,70% ao mês, prazo anterior estipulado pelo governo.
Outra forma é entrando em contato com a sua instituição de preferência. Contudo, especialistas ressaltam que o consignado do INSS pode ser mais caro nos bancos “tradicionais”, justamente pela maior quantidade de clientes.
Veja agora: Desconto IMPERDÍVEL para os clientes do Bradesco