Afinal, como fica a promessa de zerar a fila de espera do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)?
De acordo com o Ministro da PrevidĂȘncia, Carlos Lupi, apenas serĂĄ possĂvel garantir a redução da fila desde que o governo federal libere mais recursos.
A saber, durante reuniĂŁo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Lupi pediu verbas para cumprir a promessa de campanha eleitoral de acabar com as filas na concessĂŁo de aposentadorias, auxĂlios e pensĂ”es.
Filas de espera do INSS
De acordo com Lupi, para zerar as filas do INSS, o governo precisa aplicar um complemento orçamentĂĄrio, ou seja, garantir um remanejamento de verbas, para conceder atĂ© 900 mil benefĂcios a mais do que o previsto e, finalmente, zerar a fila ainda em 2023.
âPara o que estĂĄ sendo previsto de crescimento vegetativo, de 1,1 milhĂŁo, que todo ano cresce, os recursos estĂŁo previstos e orçados. AlĂ©m desse crescimento vegetativo, de cerca de 1 milhĂŁo, teremos de 800 mil a 900 mil [beneficiĂĄrios] a mais. EntĂŁo, nĂłs temos tambĂ©m que encontrar uma solução para o pagamentoâ, declarou Lupi.
AlĂ©m disso, o ministro da PrevidĂȘncia disse nĂŁo ser possĂvel prever o impacto dos benefĂcios adicionais sobre o Orçamento.
Isso porque, alĂ©m de o valor dos benefĂcios oscilar, informou Lupi, Ă© necessĂĄrio ainda verificar o peso de cada benefĂcio na fila.
Falta de profissionais
Ainda mais, o ministro tambĂ©m citou a carĂȘncia de mĂ©dicos peritos como motivo de um dos agravantes para a demora nas filas do INSS.
âEssa nĂŁo Ă© uma questĂŁo simples de resolver. Existem vĂĄrios tipos de problemas diferentes. VocĂȘ tem a perĂcia. A pessoa estĂĄ de licença mĂ©dica, e os peritos avaliam se aquela licença Ă© condizente. SĂŁo pessoas que pedem aposentadoria por invalidez e precisam fazer um exame mĂ©dico para issoâ, declarou.
Aliås, segundo Lupi, existem 3,5 mil médicos peritos trabalhando atualmente.
Confira ainda:Â GRANDE NOTĂCIA para quem usa o CAIXA TEM acaba de ser divulgada
Fila e prazo de concessĂŁo no INSS
Por fim, Lupi reiterou que pretende eliminar a fila do INSS até o fim deste ano.
Ainda mais, ele prometeu que todos os cidadĂŁos terĂŁo os processos de pedidos de benefĂcios decididos em atĂ© 45 dias, prazo tradicional de anĂĄlise do INSS.
Veja tambĂ©m: ĂTIMA NOTĂCIA! Lucro do FGTS vai para o bolso dos trabalhadores EM BREVE
BĂŽnus
O ministro sinalizou ainda que deverå trabalhar para o repasse de um bÎnus aos servidores que atuam como peritos médicos. Inclusive, o tema não é nenhuma novidade, uma vez que o adicional era pago para estes profissionais como forma de motivação e incentivo ao atendimento em regiÔes mais afastadas do Brasil.
âA partir do mĂȘs que vem, deve ter o bĂŽnus. Com isso, dobra-se a capacidade de produção do INSS. EntĂŁo, acho que, em seis meses, eu consigo colocar as filas atĂ© dezembro em 45 dias, que Ă© o prazo estipulado legalmenteâ, prometeu o Ministro.
Leia ainda:Â ATENĂĂO! Atendimento bancĂĄrio e do INSS mudam com o FERIADO