Febre interna existe? Confira mitos e verdades

Você já ouviu falar sobre a febre interna? Saiba agora se ela existe

0

A febre é um sinal comum quando há infecções pelo organismo. Nesses casos, há um aumento de temperatura sinalizando que tem algo de errado e que o corpo precisa combater esse problema. Mas, você já ouviu falar em febre interna? Febre interna existe? Confira neste post do Brasil 123.

Febre interna existe?

A febre interna consiste na sensação de que o corpo está muito quente, ainda que o termômetro informe o contrário. Quando isso ocorre, a mesma sintomatologia presente em caso de uma febre normal pode se manifestar no indivíduo.

Então, a pessoa pode não se sentir bem, apresentar calafrios, cefaleia e suar frio. Porém, o termômetro segue indicando temperatura não febril. Contudo, ainda que a pessoa diga que sente o corpo muito quente, a febre interna não existe. Então, a febre interna é mito!

A febre interna é apenas uma maneira de o indivíduo dizer que está com sintomas semelhantes aos presentes em uma febre comum, mas sem que se possa sentir a temperatura ao tocá-lo ou por meio do termômetro.

Sintomas da febre interna

Ainda que a febre interna não exista com base em comprovação científica, os sinais e sintomas apresentados pela pessoa são semelhantes aos da febre comum, que ocorrem quando a temperatura do corpo é superior a 37,5ºC.

Sendo assim, os principais sintomas são: sensação de calor, suor frio, sentir-se mal, cefaleia, fadiga, desânimo e calafrios. Porém, na febre interna, ainda que você apresente todos esses sintomas, não é possível aferir o aumento de temperatura.

O que causa febre interna?

Os principais motivos que levam alguém a ter febre interna são as questões relacionadas ao emocional, como estresse e ansiedade, e a ovulação da mulher quando se encontra em período fértil.
Porém, a pessoa pode também achar que está com febre após realizar exercícios físicos ou qualquer outra atividade que exija um pouco mais do corpo. Mas, nesses casos, a temperatura sempre volta ao normal, basta esperar um pouco.

Além disso, quando as pessoas se encontram no estágio inicial de uma gripe ou resfriado é comum que elas se sintam mal, cansadas e com a sensação de corpo pesado. Mas basta tomar um remédio caseiro, como chá de gengibre, para sentir-se melhor.

Os sinais e sintomas apresentados pela pessoa são semelhantes aos da febre comum - Reprodução AdobeStock
Os sinais e sintomas apresentados pela pessoa são semelhantes aos da febre comum – Reprodução AdobeStock

O que fazer quando sentir que está com febre?

Quando se suspeitar de febre interna o ideal é tomar um banho com água morna e repousar. Em grande parte das vezes o que causa a sensação de febre é o estresse e as crises de ansiedade, e esses problemas podem fazer com que o corpo fique tremendo.

A utilização de medicamentos para reduzir a temperatura corporal só deve ser prescrita pelo médico, que costuma receitar Paracetamol ou Ibuprofeno. Mas o médico prescreve medicamentos apenas quando o termômetro registra, no mínimo, 37,8ºC.

Sendo assim, no caso da febre interna não se deve ingerir nenhum medicamento, pois o termômetro não registra temperatura alguma. Por isso, retire as roupas em excesso e tome um banho morno a fim de diminuir a temperatura do corpo e diminuir também o desconforto.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.