Farelo de aveia: confira benefícios e usos

Conheça agora as maravilhas do farelo de aveia

0

Muitas receitas e dietas indicam o consumo do farelo de aveia, mas quais são os seus benefícios e usos? Vem com o Brasil 123, que a gente te explica tudo a respeito!

Farelo de aveia

O farelo de aveia é produzido usando a camada externa do grão, para isso é feito um refino. Todavia, sempre descartavam esta parte externa, até  descobrirem o quanto era rica em nutrientes.

Nutrientes do farelo de aveia

Anote, pois, a lista é grande! O farelo de aveia contém cálcio, magnésio, fósforo, ferro, vitaminas do complexo B e do complexo E, carboidratos e proteínas.

Não fossem estes ricos nutrientes bons por si só, ele ainda tem a fibra beta-glucana, esta consegue se tornar uma espécie de gel no intestino que contribui com a boa digestão e com o bom funcionamento do organismo.

Os benefícios do farelo de aveia

O farelo  dá sensação de saciedade devido à ação das fibras beta-glucana. Assim, além de reduzir a vontade de ingestão de alimentos, a riqueza das fibras do farelo de aveia faz com que os nutrientes sejam absorvidos mais lentamente.

As fibras beta-glucana também combatem certos tipos de infecção por bactérias.

Adicionalmente, estas fibras ajudam na regulação do intestino, pois estimulam a flora intestinal. Há vários estudos que comprovam que a ingestão de fibras reduz a incidência do desenvolvimento de câncer colorretal.

Sabe-se que as vitaminas do complexo B, em especial a vitamina B1, são essenciais para a saúde do sistema nervoso e que essas agem positivamente nos neurônios.

Por ser rico em vitaminas do complexo B, o farelo é um bom estimulante de seu cérebro e ainda com o benefício adicional de ajudar o organismo no processo de metabolização do oxigênio e da glicose.

E os benefícios não param

O farelo de aveia previne o desenvolvimento de diabetes, pois faz com que a glicose seja absorvida de forma mais lenta no seu organismo, e com menos glicose no sangue o pâncreas produz menos insulina.

Atuação em males psíquicos

O consumo regular de farelo de aveia ameniza sintomas de males psíquicos, pois favorecem a produção de serotonina, dopamina e noradrenalina.

Estes hormônios são responsáveis pelo bem-estar e pelo bom humor. Esta é mais uma das muitas razões pelas quais você deve consumir o farelo de aveia.

Como usar farelo de aveia nas refeições

Esta é uma das outras vantagens, pois o consumo do farelo é bem fácil de inserir no seu cardápio diário.

O consumo pode ser feito misturando frutas, vitaminas e sucos. Existem pessoas que optam por duas colheres de farelo de aveia no café da manhã, assim misturam duas colheres em um suco de laranja.

O farelo pode (e deve) ser substituto da farinha de trigo, então pode-se usá-lo no preparo de pães, bolos, salgados e tortas.

Benefícios do farelo de aveia - Reprodução AdobeStock
Benefícios do farelo de aveia – Reprodução AdobeStock

Como é muito bom, posso usar muito?

Calma! A necessidade recomendada é de 3 colheres ao dia, então divida esta quantidade nas suas refeições ao longo do dia e, ao consumir farelo, fique mais atenta ao consumo de água!

Assim, deve-se consumir pelo menos dois litros de água por dia, para evitar o risco de constipação!

Anotou tudo? Então nos conte como consumirá esta maravilha!

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.