Entre as conversas atuais sobre tributos um assunto vem se destacando. Trata-se da recente regulamentação relativa ao IPVA que tem boas notícias para os condutores brasileiros.
Conforme as informações recentes, certos veículos e motoristas agora estão isentos do ônus deste pagamento. Portanto, essa isenção do IPVA está gerando celebrações por várias partes do país.
Quem poderá ser dispensado do IPVA?
Em primeiro lugar, vale salientar que o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é comumente conhecido como IPVA. Como muitos já sabem, esta é uma das taxas anuais que os proprietários de automóveis têm que encarar.
Todavia, as revelações recentes sugerem que, em 2023, uma quantidade considerável de motoristas poderá ficar livre deste compromisso. Assim, conforme os dados divulgados na Internet, cerca de um terço dos cidadãos brasileiros com veículos podem estar habilitados a solicitar a isenção do pagamento do IPVA.
Dessa forma, a isenção pode ser concedida sob duas principais óticas:
- Condições médicas do proprietário;
- Ano de fabricação do veículo.
No que diz respeito ao primeiro critério, foi divulgado que donos de veículos com determinados problemas de saúde mental podem ser beneficiados com a dispensa deste encargo. No entanto, é válido ressaltar que cada estado do Brasil mantém suas próprias diretrizes quanto a quais condições se enquadram neste benefício.
Aliás, outra vertente de isenção está atrelada à antiguidade do veículo. Em suma, a determinação do número de anos que um automóvel deve ter para ser liberado do IPVA varia de um estado para outro.
Nesse sentido, os estados como Acre, Goiás e Roraima lideram a lista com as regulamentações mais generosas, isentando veículos com uma década de uso. Em contrapartida, a maior parte dos estados brasileiros optou por estabelecer o critério de 15 anos de fabricação como padrão para a isenção.
Em uma minoria, estão inclusos Alagoas, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, onde o veículo deve ter, pelo menos, 20 anos. Porém, no estado do Mato Grosso, este prazo é de 18 anos.
Postura de políticas restritivas
Cabe destacar, Santa Catarina, que adotou uma política mais rigorosa, onde concede a isenção somente a veículos fabricados até 1985. Em contrapartida, unidades federativas, como Pernambuco e Minas Gerais, optaram por um esquema progressivo: assim, o montante do imposto é reduzido gradativamente à medida que o veículo envelhece.
A partir dessas mudanças, é crucial que os motoristas estejam atentos às implicações resultantes da não quitação do IPVA. Dessa maneira, nos estados como São Paulo, por exemplo, a negligência deste tributo pode resultar em penalidades substanciais. A saber, a sanção começa com uma taxa diária de 0,3% sobre o montante pendente, podendo alcançar até 18%.
Diante desse cenário, o ano de 2023 traz uma nova perspectiva para os proprietários de veículos no Brasil. Após variados estados estarem adotando políticas mais maleáveis em relação ao IPVA, antecipa-se que o orçamento de muitos cidadãos brasileiros seja favorecido de forma positiva. Ainda assim, é fundamental estar informado acerca das regulamentações específicas do seu estado e garantir a aderência a todas as obrigações fiscais.
Detran-AP em breve encerrará prazo de pagamento do IPVA cota única
Sobretudo, destaca-se que motoristas do Amapá têm até a próxima terça (15) para efetuar o pagamento da parcela única do IPVA e de outras tarifas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP). Desse modo, o prazo limite concede a possibilidade de obter um desconto integral de 100% em relação a juros e penalidades.
No que tange o período para requisitar a opção de parcelamento, que é viável em até 48 prestações, ele se estenderá até o dia 31 de agosto. Nesse sentido, o Detran-AP comunicou que o Programa de Recuperação Fiscal (Refis) não é aplicável a infrações de trânsito.
Por fim, os abatimentos oferecidos pelo Refis se estendem igualmente a serviços como renovação anual de licença, bem como taxa de estacionamento, verificação, além de autorização e reboque. Lembrando que o programa de refinanciamento já tinha sido estendido neste ano, onde esta é a última data de acordo com informações fornecidas pelo Detran-AP.