Entrar para a menopausa aumenta a barriga?

1

Em mulheres de meia-idade, a gordura abdominal é um fator de risco para doenças cardiovasculares. No entanto, o que faz com que a gordura visceral se acumule? A causa desse processo não tem nada a ver com a idade como todos falam, mas sim com a mudança no equilíbrio hormonal que parece ocorrer durante a transição da menopausa.

A menopausa é a última menstruação, que geralmente acontece entre 45 e 55 anos, marcando o fim da fase reprodutiva da vida da mulher. Sabendo disso, fica a dúvida: a transição para a menopausa dá barriga?

O que acontece na transição para a menopausa?

Nessa transição, teremos um desequilíbrio hormonal intenso com consequente queda de um hormônio importante, o estradiol.  Além disso, há o aumento da testosterona, que se relaciona ao acúmulo de gordura abdominal.
Com isso, existe um estudo na revista Obesity em que os examinadores avaliaram mulheres no período de transição menopausal (42 a 60 anos). Eles mediram o teor de gordura na cavidade abdominal do paciente por meio de tomografias. Além disso, realizaram exames de sangue para avaliar os níveis de testosterona e estradiol. Os resultados do estudo revelaram que o nível de testosterona “biodisponível” talvez venha ser o mais forte preditor de gordura visceral.

O que é gordura visceral?

A gordura visceral é a gordura que envolve os órgãos internos em torno da cintura e essa gordura pode ser talvez uma causa de inflamação que contribui para a aterosclerose prematura e risco de infarto. Somando-se a isso, a síndrome metabólica é conhecida por ser uma coleção de fatores de risco para doenças cardíacas.

O que fazer para perder peso na menopausa?

Por isso, as mulheres durante a menopausa devem garantir um gasto de calorias maior. Sobretudo, com atividades físicas mais intensas e uma alimentação rica em frutas e legumes que são alimentos menos calóricos.

Leia Também:

1 comentário
  1. juliano Diz

    oi. gostei muito do seu site, vou verificar toda semana as atualizações.Obrigado

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.