Como se preparar para o ENEM 2022

0

O ano novo chegou e, com isso, é comum ter muitas metas para os próximos meses. Assim, se você está no final do Ensino Médio, é bem provável que fazer o ENEM 2022 esteja em seus planos!

Embora não seja preciso estudar para essa prova nas férias, uma vez que o ENEM geralmente ocorre no final do ano, vale a pena começar a planejar o seu preparo para o exame. Então, confira o que você pode fazer para ter um bom desempenho!

Conheça o perfil da prova do ENEM

Geralmente, todo vestibular tem um padrão na forma de abordagem dos assuntos, principais temas cobrados e complexidade das questões. Porém, analisar várias edições antigas para entender todas essas características é algo que leva um tempo. Por isso, você pode aproveitar o período de volta às aulas, que costuma ter menos provas e trabalhos, para fazer essa análise.

Dessa forma, você vai conseguir estudar para o ENEM de forma mais assertiva, evitando assuntos desnecessários e focando apenas no que é relevante.

Crie um cronograma de estudos para o ENEM 2022

O cronograma é o grande aliado de quem vai fazer vestibular! Portanto, depois de entender quais tópicos você deverá aprender ao longo do ano, faça o seu cronograma de estudos do ENEM 2022. Tenha em mente, no entanto, que você precisa montar um cronograma alinhado à rotina que possui, certo? Não vale a pena simplesmente pegar um cronograma pronto na Internet.

Veja resoluções comentadas de edições anteriores do ENEM

As questões resolvidas, também chamadas de resoluções comentadas, podem te ajudar a melhorar sua interpretação de textos. Além disso, elas facilitam na hora de entender como resolver as perguntas da prova, pois permitem que você tenha uma visão geral do passo a passo para chegar às respostas.

Estude atualidades para o ENEM 2022

Não deixe para estudar atualidades em cima da hora. Dedique-se ao longo do ano para aprender sobre temas de impacto global que podem aparecer na redação ou até mesmo nas questões da prova.

Aprenda e pratique redação para o ENEM 2022

A redação tem um peso muito grande na prova. Sendo assim, você precisa praticá-la para ter uma boa nota no ENEM 2022. Aliás, saiba que não basta apenas escrever textos: foque em aprender os aspectos necessários para fazer uma boa produção textual.

Faça simulados ao longo do ano

Determine alguns momentos do ano para fazer simulados! Eles vão te ajudar a saber como está o seu nível de conhecimento e, além disso, ajudam a diminuir a ansiedade para o dia da prova. Logo, vale a pena fazê-los pelo menos a cada dois ou três meses.

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.