Empreendedorismo digital: Saiba o que é e conheça exemplos

As empresas do setor priorizam a tecnologia e inovação, fornecendo soluções digitais aos consumidores

0

Com o avanço da tecnologia e dos negócios no mundo contemporâneo, o empreendedorismo viu a necessidade de acompanhá-los. Nesse contexto, surgiu o empreendedorismo digital, que é uma forma de negócio, por meios virtuais, sem depender de um espaço físico para oferecer produtos e serviços aos consumidores.

A forma mais comum de empreendedorismo digital é utilizando a internet, a fim de desenvolver negócios. Trata-se de empresas que priorizam a tecnologia e inovação, entregando aos consumidores soluções digitais de forma criativa, rápida e real.

Exemplos de empreendedorismo digital

Existe um grande número de empresas referentes ao empreendedorismo digital. Elas são:

  • Empresas de streaming de vídeos;
  • Cursos online;
  • Marketplaces;
  • E-commerces;
  • Aplicativos;
  • Softwares;
  • Negócios de criptomoedas.

Além disso, existem empresas que fornecem soluções digitais, com mudanças radicais de atuar, como as startups:

  • Fintechs (setor finandeiro);
  • Insurtechs (setor de seguros);
  • Healthtechs (setor de saúde).

Empreendedorismo digital e suas características

De acordo com Edson Barbero – professor e coordenador do Centro de Empreendedorismo da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) –, em nota ao portal G1, ele diz que o empreendedorismo digital pode ser chamado pelas “ações que se baseiam essencialmente nas lógicas associadas à nova economia e onde a essência do negócio não mora na economia clássica, física, mas sim no universo virtual”.

Muitos negócios se desenvolveram durante a pandemia da Covid-19. Muitos empreendedores passaram a utilizar ferramentas e plataformas digitais para venderem seus produtos e serviços. De modo geral, a principal característica do empreendedorismo digital é o uso desse amplo campo da tecnologia, com características digitais, desde o varejo ao agronegócio.

Empresários que não tinham habilidade, passaram a se adaptar e desenvolver essas práticas do novo mercado. Além disso, o empreendedorismo digital possui vantagens como o baixo investimento inicial, autonomia para divulgar o produto ou serviço e a agilidade na divulgação nas plataformas afiliadas. Outra comodidade desse modelo de negócio é que não exige do empreendedor uma estrutura física para que sua empresa funcione.

Empreendedores digitais devem ficar atentos aos desafios

Mesmo com tanta facilidade, o empreendedorismo digital, por lidar com um ambiente virtual, apresenta alguns desafios. Por ser abrangente e de fácil acesso, a concorrência é crescente e competitiva.

Por isso, é necessário que o empreendedor esteja sempre atento às novas tendências e busque inovação para seu negócio ganhar destaque. No entanto, como o modelo exige baixo custo, é importante investir em aperfeiçoamento e empreendimento para conquistar mais espaço nos meios digitais.

 

Leia também: Auxílio Brasil: Veja como atualizar o CadÚnico para receber o benefício

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.