• Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Serviço
  • Política de Cookies (BR)
  • Equipe
  • Fale Conosco
quinta-feira, agosto 21, 2025
Brasil 123
  • Concursos
    • Concursos Abertos
    • Concursos Previstos
    • Concurso Unificado
  • Empregos
    • Empregos por Estado
  • Aposentados
  • Benefícios Sociais
    • Auxílio Gás
    • Bolsa Família
    • PÉ-DE-MEIA
  • Direitos do Trabalhador
Nenhum resultado
Ver Todos Resultados
  • Concursos
    • Concursos Abertos
    • Concursos Previstos
    • Concurso Unificado
  • Empregos
    • Empregos por Estado
  • Aposentados
  • Benefícios Sociais
    • Auxílio Gás
    • Bolsa Família
    • PÉ-DE-MEIA
  • Direitos do Trabalhador
Nenhum resultado
Ver Todos Resultados
Brasil 123
Nenhum resultado
Ver Todos Resultados
Home Direitos do Trabalhador

É verdade que o INSS vai disponibilizar BENEFÍCIOS por meio do aplicativo WhatsApp?

Caroline Falcão por Caroline Falcão
8 de agosto de 2023, 15:50h
em Direitos do Trabalhador, Tecnologia
0
Compartilhe no Whatsapp

Com o objetivo de estabelecer uma comunicação ágil, eficaz e segura entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e seus beneficiários, surgiu uma abordagem inovadora. Essa abordagem envolve a criação de um canal de comunicação por meio do WhatsApp, estabelecido através de parcerias com instituições bancárias.

O INSS, em sua busca por otimizar a aprovação de benefícios e a marcação de perícias, propôs uma colaboração com instituições bancárias, notavelmente o Banco do Brasil.

Consequentemente, essa medida não apenas é vista de forma positiva por todas as partes envolvidas, mas também representa um passo significativo rumo à modernização dos serviços públicos e às estratégias de fidelização adotadas pelos bancos.

Eficiência na Comunicação e Modernização dos Serviços do INSS

Em uma recente entrevista, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, abordou uma proposta inovadora, explorando um artigo presente nos contratos de folha de pagamento firmados com os bancos. Esse artigo diz respeito à comunicação direta com os beneficiários, e a ideia é instigar os bancos a estabelecerem um serviço de comunicação via WhatsApp, com o intuito de aprimorar o contato com os segurados.

A implementação do WhatsApp proporcionaria uma abordagem mais imediata e direta, substituindo o método convencional de correspondência via carta. Já o Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, havia anteriormente expressado a intenção de aproveitar o WhatsApp para disponibilizar serviços à população, incluindo notificações sobre datas de perícias, atualizações de status de solicitações e orientações diversas.

A estratégia proposta por Stefanutto se baseia na modernização e expansão das opções de comunicação disponíveis. Ele enfatiza que a expertise dos bancos poderia ser empregada para criar um serviço conjunto de WhatsApp. Ainda que a participação dos bancos não seja compulsória, todos eles demonstraram interesse nessa iniciativa durante discussões com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Consequentemente, a perspectiva é de que a adoção do WhatsApp traga amplos benefícios tanto para os segurados quanto para o governo. Além disso, os bancos também colheriam vantagens ao incorporar esse serviço às suas estratégias de fidelização.

Vocêpode Gostar

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Cálculo do décimo terceiro salário descomplicado; entenda!

CAIXA começa a distribuir os lucros do FGTS; confira

Mitigação de Fraudes e Aumento da Eficiência

Stefanutto destaca que a implementação desse serviço pode ter um impacto considerável na redução de fraudes na concessão de crédito e na diminuição da taxa de ausência em perícias médicas, que atualmente está em torno de 25%.

Adicionalmente, ele ressalta que embora a oferta de empréstimos seja legal, a comunicação não deveria ser intermediada por terceiros, muitas vezes com más intenções. Através do WhatsApp, o INSS poderia informar os segurados sobre agendamentos de perícias e fornecer a possibilidade de agendar, com o objetivo de minimizar as taxas de ausência.

Colaboração com o Banco do Brasil e Próximos Passos do INSS

O Banco do Brasil está liderando as primeiras conversações com o INSS para viabilizar essa solução. Conforme comunicado pela assessoria de imprensa do banco, o processo planejado envolve a transmissão dos dados de contato do beneficiário assim que um benefício for concedido.

O banco, então, encaminharia uma mensagem informativa via WhatsApp ao beneficiário. A permissão para compartilhar essas informações seria obtida do beneficiário no momento da solicitação do benefício. Consequentemente, a comunicação via aplicativo de mensagens se limitaria a fornecer informações, sem exigir respostas dos beneficiários.

Em resumo, a proposta de empregar o WhatsApp como canal de comunicação entre o INSS e os segurados representa um avanço audacioso rumo à modernização dos serviços públicos. Essa colaboração com as instituições bancárias demonstra um esforço conjunto para aprimorar a eficiência e a segurança das comunicações, beneficiando tanto o governo quanto os segurados.

Funcionamento do Atendimento

O Banco do Brasil confirmou o início das conversações com o INSS para viabilizar essa solução. De acordo com informações da instituição financeira, o WhatsApp será empregado sempre que um benefício for aprovado ou concedido pelo INSS.

O aplicativo compartilhará os detalhes do beneficiário com o banco. Subsequentemente, a responsabilidade de enviar um comunicado pelo aplicativo informando sobre a concessão do benefício recairá sobre o banco do beneficiário. Para que isso ocorra, será necessário que o beneficiário conceda antecipadamente a permissão para o compartilhamento desses detalhes no momento da solicitação do benefício.

A comunicação por meio do WhatsApp será de caráter exclusivamente informativo, sem necessidade de resposta ou fornecimento adicional de informações por parte do beneficiário. Atualmente, o banco encarregado pelo pagamento de aposentadorias e pensões somente obtém a informação da concessão a partir do primeiro pagamento, sem ter acesso ao número de telefone do segurado.

A Febraban informou que as discussões com o INSS ainda se encontram em um estágio inicial e aguarda maiores definições para aprofundar o debate sobre o assunto.

Em síntese, o INSS está estabelecendo parcerias com instituições bancárias para implementar um canal de comunicação via WhatsApp, com o intuito de agilizar e conferir maior segurança ao processo de aprovação de benefícios e marcação de perícias. A medida é vista como vantajosa para todas as partes envolvidas e é esperado que o serviço entre em operação ainda no decorrer deste ano.

Tags: 14° salário INSSadvogado inssalô inssaplicativo do inssaposentadoria inssApp Meu INSScalendário de pagamentos inssINSSINSS 2022inss advogadoinss aposentadoriainss notícias de hojeinss notícias hojemeu inssnoticias inssNovidades INSSteto do INSS
Caroline Falcão

Caroline Falcão

Você Também pode Gostar

Imagem ilustrativa do abono salarial PIS/PASEP com cédulas de 100 reais em destaque.
PIS/PASEP

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

13 de agosto de 2025, 20:44h
Cálculo do décimo terceiro salário proporcional, explicando o cálculo de acordo com o salário de 800,00.
13º salário

Cálculo do décimo terceiro salário descomplicado; entenda!

29 de julho de 2025, 21:04h
Ilustração do FGTS com celular e cédulas de 100 reais, destacando a distribuição de lucros.
Direitos do Trabalhador

CAIXA começa a distribuir os lucros do FGTS; confira

29 de julho de 2025, 15:14h
Imagem do aplicativo FGTS da Caixa Econômica Federal na tela de um celular. Lucro do fgts de 2024 aprovado.
Atualidades

Lucro do FGTS de 2024 será dividido entre trabalhadores: quase R$ 13 bilhões a caminho

25 de julho de 2025, 21:04h
Logotipo do Ministério das Comunicações, com um ícone de sinal de Wi-Fi, simbolizando o investimento em conectividade para comunidades tradicionais e áreas rurais.
Atualidades

Ministério das Comunicações investe em conectividade para comunidades tradicionais e áreas rurais

22 de julho de 2025, 15:14h
Cédulas de Real destacando o PIS/Pasep
PIS/PASEP

Fundo PIS/Pasep: data de pagamentos confirmada para 25 de julho

23 de julho de 2025, 15:12h
Próximo Post

Saque-aniversário do FGTS nem sempre é uma boa opção! Fique de olho!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidos

No Content Available

Novidades

Mulher sorrindo com notas de 100 reais, representando apoio financeiro do programa Mães de Pernambuco 2025

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

20 de agosto de 2025, 20:44h
Jovem sorrindo, com livros, representando o Pé-de-Meia Licenciaturas.

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

19 de agosto de 2025, 20:44h
Cédulas de reais sendo manuseadas por mãos idosas, simbolizando o recebimento de benefícios sociais

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

18 de agosto de 2025, 20:44h
Imagem ilustrativa do abono salarial PIS/PASEP com cédulas de 100 reais em destaque.

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

13 de agosto de 2025, 20:44h
Mulher sorrindo com dinheiro nas mãos, destacando devolução do INSS para beneficiários.

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

12 de agosto de 2025, 20:44h

Sobre Nós

Portal com tradição no País, especialista em conteúdos de Benefícios Sociais, Direitos do Trabalhador, Economia, Emprego, Educação e muito mais

Siga o Brasil123

Follow Us

Últimas Notícias

Mulher sorrindo com notas de 100 reais, representando apoio financeiro do programa Mães de Pernambuco 2025

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

20 de agosto de 2025, 20:44h
Jovem sorrindo, com livros, representando o Pé-de-Meia Licenciaturas.

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

19 de agosto de 2025, 20:44h
Cédulas de reais sendo manuseadas por mãos idosas, simbolizando o recebimento de benefícios sociais

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

18 de agosto de 2025, 20:44h
Imagem ilustrativa do abono salarial PIS/PASEP com cédulas de 100 reais em destaque.

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

13 de agosto de 2025, 20:44h
Mulher sorrindo com dinheiro nas mãos, destacando devolução do INSS para beneficiários.

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

12 de agosto de 2025, 20:44h

Qual informação deseja?

Nenhum resultado
Ver Todos Resultados
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Serviço
  • Política de Cookies (BR)
  • Equipe
  • Fale Conosco

© 2024 Brasil123

Nenhum resultado
Ver Todos Resultados
  • Concursos
    • Concursos Abertos
    • Concursos Previstos
    • Concurso Unificado
  • Empregos
    • Empregos por Estado
  • Aposentados
  • Benefícios Sociais
    • Auxílio Gás
    • Bolsa Família
    • PÉ-DE-MEIA
  • Direitos do Trabalhador

© 2024 Brasil123