É possível recuperar recibo de declaração do Imposto de Renda de 2021?

0

O número do recibo da Declaração do Imposto de Renda 2021 poderá ser solicitado em alguns casos específicos. Um deles seria a necessidade de realizar uma declaração retificadora neste ano de 2022.

Vale lembrar que a Receita Federal prorrogou o prazo para a entrega das declarações do Imposto de Renda 2022, que era em 29 de abril e passou para 31 de maio.

Conheça as formas de recuperar o recibo da declaração do Imposto de Renda de 2021

Como dito anteriormente, o número do recibo pode ser utilizado para uma declaração retificadora, além de ser um documento importante, que comprova o envio da sua declaração, ele serve para que o contribuinte acompanhe o andamento da sua declaração.

Se você perdeu o seu número de recibo, saiba que nem tudo está perdido. Existem algumas maneiras para recuperá-lo e vamos falar sobre elas a seguir.

Pelo computador ou dispositivo móvel que foi feito o envio da declaração

Quando é enviada a declaração, gera-se um arquivo que é salvo no dispositivo utilizado para a transmissão. Neste caso, basta localizar na memória ou disco rígido e fazer a impressão do arquivo.

Pode-se abrir o programa da Receita Federal, que foi utilizado para o envio da declaração, ir no menu superior e clicar em “Declaração”. Em seguida, vá em “Imprimir” e, por último, clique em “Recibo”. Então, selecione o recibo referente ao ano que deseja e faça o download do arquivo.

Pelo portal e-CAC

O portal e-CAC é uma página administrada pela Receita Federal e pode ser utilizada por qualquer pessoa que tenha CPF ou CNPJ.

Dentre várias consultas que podem ser feitas pelo portal e-CAC, a recuperação do recibo da Declaração do Imposto de Renda se dá da seguinte forma: Acesse o sistema com as suas credenciais ou com o certificado digital de sua titularidade e selecione a opção correspondente ao Imposto de Renda.

Pelas unidades da Receita Federal

Esta opção é a mais indicada no caso das outras anteriores não darem certo, mesmo que seja pouco provável.

Neste caso, para o atendimento presencial, é necessário solicitar um agendamento através do portal e-CAC. E na data e horário marcados basta ir à unidade da Receita Federal que foi feito o agendamento, levando todos seus documentos pessoais que comprovem a sua titularidade.

É importante lembrar que o Imposto de Renda é um documento sigiloso, que carrega informações importantes. Por isso, somente o próprio contribuinte ou alguém com uma procuração formal poderá realizar a emissão na Receita Federal.

 

Leia também: ESocial: Saiba como funciona e qual a importância do envio das informações de SST

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.