Dicas para quem quer criar o hábito de leitura

Você gostaria de começar a ler ou ler mais no dia a dia? Veja essas dicas

0

O hábito de leitura é uma boa forma de exercitar o cérebro e ajudá-lo a manter algumas funções, à medida que envelhecemos. Assim, criar o hábito de leitura, além de ser um passatempo interessante, te ajuda a manter a saúde.

Entretanto, na vida corrida que temos e com as redes sociais, que acabam ocupando nosso tempo livre, criar o hábito de leitura pode ser algo complicado. Mas, se você realmente quer ler como seu passatempo, aqui estão algumas dicas para te ajudar no processo.

Cuidados essenciais para evitar o câncer de pele

Confira mais sobre como criar hábito de leitura no artigo abaixo!

Comece aos poucos

Assim como qualquer hábito que você pretende construir, criar o hábito de leitura precisa ser algo que você faz aos poucos. Ler exige concentração e disponibilidade, além de costume. Dessa forma, é improvável que você consiga ler por muito tempo no começo.

Por isso, o ideal é estipular um tempo menor no começo e tentar mantê-lo. Quando ler se tornar uma ação mais fácil, você nem verá esse tempo passar e estará lendo até por mais tempo do que o planejado. O difícil será parar!

Escolha temas que te interessam

Não adianta você tentar ler os clássicos que todo mundo já leu, se você não se interessa pelo tipo de história desenvolvida. Se você não gosta da temática de terror, por exemplo, o livro Drácula, de Bram Stoker, será uma escolha ruim. Mesmo que todo mundo já tenha falado muito bem da história.

O importante não é ler clássicos, é só ler. Você pode se interessar pelos livros que são considerados de adolescentes, como a Saga Crepúsculo. O que, realmente, interessa é que você estará desenvolvendo sua leitura. Além disso, com o tempo você vai diversificando seus gostos e descobrindo clássicos que te agradam.

Livros organizados: saiba como manter os seus em ordem

Procure livros de coleções

Histórias que possuem mais de um volume são uma forma interessante de te estimular a ler mais. Isso porque, se você gostar do volume um, você vai querer descobrir como a história termina. Dessa forma, você será compelido a ler todos os livros da saga. Ou seja, você acabará lendo três ou mais livros, só por ter começado um.

Além disso, se você gostou de um livro de um autor específico, as chances são altas de você gostar das demais criações dele. Se a história já te agradar então, com certeza, as continuações vão cair no seu gosto.

Entretanto, você não precisa se ater a isso. Não necessariamente o livro precisa fazer parte de uma saga, ou você deve escolher livros de um mesmo autor. Você pode ler uma sinopse e querer saber como a história se desenrolar, ou você pode gostar da capa e querer saber o conteúdo. O mundo da leitura não possui regras, o importante é você de divertir.

Por fim, agora que você já sabe dicas para criar o hábito de leitura, é só pesquisar por histórias que te agradem e começar o processo. Quando você menos perceber, será um leitor voraz.

Produtividade: livros que você precisa ler se quiser aumentar a sua

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.