Dicas para limpar superfícies de madeira

0

A madeira é um material muito utilizado na construção de móveis, ornamentos e acessórios para o lar. Por ser versátil, podemos encontrar diferentes modelos, cores e tamanhos de objetos feitos a partir desse material. No entanto, há uma dúvida recorrente entre as pessoas: como limpar superfícies de madeira corretamente, de forma que não danifique o material? Neste artigo, trouxemos algumas dicas eficientes e práticas para que você consiga manter os objetos de madeira limpos e organizados.

limpar madeira
Imagem: Freepik/reprodução

Dicas para limpar superfícies de madeira

Utilize óleo de peroba ou de amêndoas

Que tal revitalizar o seu móvel? Os óleos de peroba e de amêndoas são comumente utilizados para recuperar o brilho natural da madeira. Isso acontece porque esses produtos são capazes de hidratar a superfície e regenerar as partes ressecadas, principalmente rachaduras e arranhões. Ainda há um bônus: esses óleos também atuam como uma película e ajudam a proteger a superfície. Desta forma, aplique esses óleos uma vez a cada 15 dias.

Pano úmido e detergente neutro

O pano úmido é muito eficiente para limpar a madeira. Por se tratar de um líquido natural, não há riscos de manchar a superfície com produtos químicos. Desta forma, é possível tirar a poeira ou eventuais resíduos que estão sobre o seu material. Caso queira uma limpeza mais completa, você pode adicionar algumas gotas de detergente neutro sobre o pano úmido e, em seguida, esfregar no local desejado.

Limpador caseiro para superfícies de madeira

Você tem um material ou algum móvel de madeira que está envelhecido ou completamente manchado? Se a sua resposta for sim, esse limpador de madeira caseiro será um importante aliado na sua rotina de limpeza.

Como fazer: misture 250 ml de água e 50 ml de vinagre de vinho branco em uma tigela ou borrifador. Em seguida, aplique o produto em um pano de algodão limpo. Esfregue e higienize o local desejado. Não é necessário enxaguar.

Para limpar pavimentos de madeira, você pode utilizar a mesma receita. Contudo, utilize água morna e adicione algumas gotas de óleo essencial de eucalipto na mistura.

Tirar riscos da madeira com borra de café

Sabe aquele truque de limpeza da vovó que é tão eficiente? Também há uma dica para ser aplicada em materiais amadeirados: borra de café. Isso mesmo, acredita-se que esse resíduo é capaz de remover os riscos da madeira de forma eficiente.

Como fazer: adicione 1/2 xícara de chá de borra de café (coado, seco e sem açúcar) a 1/4 de xícara água morna, juntamente com 1/4 de xícara de vinagre. Misture todos os ingredientes até obter uma composição uniforme. Em seguida, aplique ao local desejado.

Veja também: Couve-flor e seus benefícios para a saúde

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.