Plantas repelentes de mosquitos: conheça as mais utilizadas

0

Você já perdeu o sossego (até mesmo o sono) tentando retirar um mosquito que, apesar de ser tão minúsculo, causava um enorme aborrecimento? Durante o verão, essa cena se torna mais comum do que você possa imaginar. Contudo, há uma forma 100% natural de evitar essa adversidade: adicione plantas repelentes de mosquitos em sua casa, quarto, terraço ou varanda. Elas são eficazes porque exalam um odor que geralmente é desagradável para insetos e, principalmente, para mosquitos. Quer saber mais? Conheça as plantas repelentes de mosquitos mais utilizadas.

Imagem: Freepik/reprodução

Plantas repelentes de mosquitos: as mais populares

Capim-limão

O capim-limão é uma planta comumente utilizada na indústria química, principalmente como base de repelentes de mosquitos. Com isso, que tal ir direto à fonte e colocar uma plantinha de capim-limão em sua varanda ou no jardim? O poderoso aroma de limão desta planta espantará até mesmo os mosquitos mais resistentes, e você também poderá saborear deliciosos chás de ervas à noite. Atente-se apenas às folhas afiadas, de forma que as crianças pequenas não consigam acessar o vaso.

Erva-cidreira

Outra planta repelente de mosquitos ideal para varandas é a erva-cidreira. Trata-se de uma espécie muito fácil de cultivar e que também tornará o aroma do ambiente mais agradável. Plante-a em um lugar distante das outras para evitar que invada as espécies vizinhas. Se você tem o costume de dormir com a janela aberta, poderá colocá-la em seu quarto.

Gerânio

Além de ser uma verdadeira estrela das varandas, o gerânio também pode protegê-lo dos mosquitos. Os mais eficazes serão o gerânio perfumado e o gerânio rosa. Plante-os na varanda, na janela do seu quarto ou sala de estar para criar uma barreira natural contra insetos, mas totalmente agradável para o aroma do ambiente.

Lavanda

Com um odor encantador e relaxante, a lavanda pode, em contrapartida, desagradar os mosquitos. Portanto, não hesite em plantá-la perto da sua janela na cozinha ou em sua varanda. Um truque: depois de seca e colocada em saquinhos, a lavanda também funciona muito bem contra os insetos em seus armários e gavetas.

Ervas aromáticas para combater os mosquitos

As ervas não só ajudarão nas suas receitas, como também espantarão os mosquitos por causa dos aromas poderosos que possuem. Espécies comuns e eficientes são: manjericão, tomilho, alecrim, hortelã, alho e a cebolinha. Elas são ideias para plantar na varanda, na janela da cozinha (principalmente se receber sol) ou no jardim.

Veja também: Como aliviar picada de mosquito com três remédios naturais

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.