Dicas caseiras para descongestionar o nariz: veja como fazer

Veja algumas dicas que ajudarão descongestionar o nariz

0

Nariz entupido, seja por causa de gripe, resfriados, alergias ou rinite, é bem complicado, pois impede que a respiração ocorra de forma eficiente. Por isso que nós hoje, vamos ensinar algumas dicas caseiras para descongestionar o nariz. Confira aqui no Brasil 123.

O nariz entupido ou congestão nasal acontece quando os vasos sanguíneos do nariz inflamam ou quando há excesso de produção de muco. Este sintoma tende a desaparecer em 1 semana. 

Mas enquanto não desaparece, vamos dar dicas caseiras para descongestionar o nariz e assim, facilitar a respiração.

Lave o nariz com água morna e sal

Ao lavar o nariz com água morna e sal, você retira o excesso de muco e das secreções dos seios nasais, o que ajuda a descongestionar o nariz. Como a mistura possui sal, é possível eliminar as bactérias que podem estar causando a produção das secreções.

Para lavar o nariz, insira o lavador de nariz em uma narina, e insira a água com sal, fazendo com que a mistura saia pela outra narina. Desta forma, leva o muco e as impurezas presentes nas vias nasais. 

No entanto, essa dica só deve ser usada por pessoas adultas.

Inale vapor de eucalipto

Para inalar vapor de eucalipto, você precisa colocar 3 gotas de óleo essencial de eucalipto em uma bacia com água quente. Coloque uma toalha sobre a cabeça, para que o vapor fique contido neste espaço. Inale o vapor de eucalipto por 5 minutos. 

Você pode também, substituir o óleo essencial por folhas de eucalipto. 

O vapor de eucalipto deixa as secreções mais fluidas, facilitando a sua saída pelo nariz, descongestionando-o.

Umidifique o ambiente

Tenha sempre à mão um umidificador elétrico. Coloque água e ligue nos ambientes da casa onde você estiver. Assim, além de descongestionar o nariz, facilita retirar as secreções e hidrata os tecidos das vias respiratórias, aliviando o desconforto. 

Se você não tiver um umidificador, pode tomar banho quente demorado, que também atua para soltar as impurezas e secreções do nariz. 

Beba 2 a 3 litros de água por dia

A água ajuda a fluidificar as secreções, auxiliando na sua eliminação.

Neste momento de congestão nasal, você também pode tomar chás de eucalipto, limão, mel, hortelã, que ajudam a descongestionar o nariz.

Consuma alimentos que possuem vitamina C 

A vitamina C é cicatrizante e estimula o sistema imunológico, fortalecendo-o, e assim, faz com que as doenças que causam o nariz entupido sejam curadas com maior facilidade. 

Entre os principais alimentos que possuem altas doses de vitamina C, tem-se, por exemplo: laranja, limão, abacaxi e tangerina.

Faça toalha quente com hortelã

Pegue uma toalha de rosto e em seguida mergulhe no chá de hortelã. Torça e coloque sobre o rosto. Como a hortelã é um expectorante natural, vai ajudar a soltar o catarro e o muco que causa o desconforto.

Como descongestionar o nariz - Reprodução AdobeStock
Como descongestionar o nariz – Reprodução AdobeStock

Faça massagem nas maçãs do rosto

Então, massageie suavemente as maçãs do rosto e o nariz, utilizando óleos essenciais de hortelã-pimenta, eucalipto ou alfazema, por 5 minutos.

Por fim, agora que você já sabe como descongestionar seu nariz, usando as dicas caseiras que indicamos, faça em casa seu próprio remédio. 

Respire melhor!!!

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.