Dia do chocolate: Versões saudáveis ganham mais espaço nos mercados e no dia a dia dos chocólatras

Quanto mais for o teor de cacau, mais saudável a iguaria

0

Um dos doces mais queridos do mundo não poderia deixar de ter seu dia especial e por isso, hoje, 07 de julho é comemorado o Dia Mundial do Chocolate.

A data registra a introdução do produto na Europa, ainda no século 15, apesar de ainda haver controvérsias de sua origem.

O alimento, que é considerado o vilão da dieta, nem sempre traz prejuízos à saúde. Isso porque, há versões consideradas mais saudáveis, como é o caso das que concentram maior teor de cacau.

Já os chocolates ao leite e o branco, apesar de serem bem prazerosos ao paladar, devem ter o consumo limitado, já que possuem mais gordura e açúcar na composição, ao invés da sua matéria-prima, o cacau.

Portanto, quem quer celebrar o Dia do Chocolate mantendo a saúde em dia, nada melhor do que escolher versões a partir de 70% cacau.

Benefícios do chocolate com alto teor de cacau

As versões a partir de 70% cacau, além de saborosas, podem ser integradas a dieta do dia a dia, sem exageros é claro, de forma muito estratégica.

Isso porque o cacau é rico em polifenóis, substância que, quando consumidas com frequência, traz inúmeros benefícios à saúde, como por exemplo, uma ação antioxidante e preventiva da formação de radicais, além do efeito protetor contra os danos ao DNA das células.

Além disso, o cacau tem propriedades analgésicas, antimicrobianas e anti-inflamatórias. Por conta dos flavonoides, também traz benefícios para a circulação, por meio da sua ação vasodilatadora, que ajuda a prevenir a formação de placas de gordura dentro das artérias e logo, controlar os níveis de colesterol no sangue.

O consumo da versão amarga ainda garante a melhora da microbiota intestinal, as bactérias do bem que trabalham no intestino.

E não podemos deixar de destacar, os benefício emocionais ao consumir esta iguaria, já que a ingestão de chocolate é responsável por aumentar a síntese cerebral de serotonina, conhecida também como o hormônio da felicidade. Por isso, ao comer aquele pedacinho de chocolate o indivíduo sente uma sensação de energia e prazer.

Cuidados com o chocolate

Mas nem só de benefícios, se faz o chocolate. O consumo até da versão amarga deve ser controlado. O ideal é ingerir dois tabletes por dia, o que equivale a 30 gramas, afinal, apesar de ter mais cacau em sua composição, o alimento não deixar de ser calórico.

Além disso, o chocolate pode ser um grande gatilho para compulsão. Isso porque, a sensação de prazer e bem estar que gera ao consumir uma barrinha pode levar o cérebro a desencadear ainda mais necessidade daquele alimento, portanto, todo o cuidado com seu consumo é pouco.

Ademais, com escolhas certas e equilíbrio, é possível se deliciar com essa iguaria, principalmente, em dias mais frios, como estes que vêm fazendo por todo o país.

Veja mais: Cáries acabam sendo recorrentes depois dos excessos de chocolate

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.