Substitutos para o leite: Tofu e soja são ricos em cálcio

Alternativas são indicadas para quem possui intolerância ou busca novas alternativas para o consumo de cálcio

0

Na hora de garantir mais cálcio ao organismo, o primeiro alimento que vem a mente da maioria das pessoas, sem dúvidas, é o leite e seu derivados certo?! Entretanto, saiba que existem outras opções, tão ricas neste nutriente, quanto o próprio leite.

Esses alimentos devem ser considerados, principalmente, para quem possui alguma restrição ao lácteo ou busca novas alternativas para garantir mais cálcio ao organismo.

Além disso, para quem está controlando o peso, trocar o leite por outras fontes de cálcio pode ser uma excelente alternativa para evitar os quilinhos a mais, já que o leite possui elevada concentração de gordura. Veja algumas opções extremamente saudáveis para obtenção de cálcio, através da alimentação.

Alimentos ricos em cálcio

Dentre os alimentos ricos em cálcio, há opções orgânicas, naturais e nutritivas que podem trazer ainda mais sabor e saúde ao cardápio. Confira as principais!

  1. Semente de Gergelim: 10 gramas equivalem a 82,5 miligramas de cálcio
  2. Tofu: 100 gramas equivalem a 159mg de cálcio
  3. Feijão Branco: 100 gramas equivalem a 270 mg de cálcio
  4. Sardinha: 100 gramas equivalem a 438 mg de cálcio
  5. Couve: 100 gramas equivalem a 177 mg de cálcio
  6. Amêndoa: 100 gramas equivalem a 260 mg de cálcio

Lembrando que um copo de leite de 200 ml possui 240mg.

Benefício do cálcio no organismo

99% do cálcio no organismo estão armazenados nos ossos, porém, ele também pode ser encontrado nas células musculares e no sangue.

Este mineral é essencial para:

  • Manter o Ritmo cardíaco normal
  • Formação dos ossos e dentes
  • Funcionamento normal de várias enzimas
  • Coagulação sanguínea

Além disso, por ser muito utilizado pelo organismo, a baixa ingestão de cálcio pode desencadear inúmeros transtornos, como destacado abaixo.

Falta de cálcio no organismo

Visto que o cálcio está presente, na sua maioria, nos ossos do individuo, quando o organismo necessita repor o mineral às células musculares ou ao sangue, por exemplo, ele acaba movendo o cálcio de lugar. Se o mineral está abaixo do nível adequado, isso pode gerar uma certa carência aos ossos, provocando seu enfraquecimento e o surgimento de doenças como a osteoporose.

Para manter um nível normal de cálcio no sangue sem enfraquecer os ossos, a pessoa precisa consumir pelo menos 1.000 a 1.500 miligramas de cálcio por dia, caso contrário, as reações podem ser desde a debilidade dos ossos, problemas nos dentes até palpitações cardíacas. Veja os sintomas da falta de cálcio no organismo!

  • Falta de memória
  • Espasmos musculares;
  • Câimbras
  • Formigamento nas mãos, nos pés e no rosto
  • Depressão
  • Fraqueza dos ossos
  • Irritabilidade, nervosismo e ansiedade
  • Aumento da pressão arterial
  • Cáries e problemas frequentes nos dentes

Diante destes sintomas, o ideal é buscar uma avaliação médica, a fim de medir o nível de cálcio no organismo. Em muitos casos, o médico pode indicar uma suplementação, que associada a uma alimentação estratégica com os componentes destacados mais acima, poderão ajudar a repor o mineral no organismo e evitar inúmeras consequências negativas.

Veja também: Entenda a importância do cálcio para a criança

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.