Antes de começar a investir, defina seu perfil de investidor. Para investir, antes de tudo, é preciso saber qual o teu perfil de investidor. Dentre as opções: conservador, moderado ou arrojado há uma série de fatores que podem influenciar. Veja aqui no Brasil 123.
O perfil de investidor está diretamente relacionado ao grau de risco que o indivíduo está disposto a correr para aumentar seus ganhos.
Geralmente as pessoas que não toleram risco nenhum, e apenas buscam meios de proteção para seus investimentos, são classificadas como conservadores.
Aquele, no entanto, que está disposto a correr certos riscos, um pouco mais, um pouco menos, talvez esteja dentro de um perfil mais moderado.
E quem de fato não tem medo de arriscar, com certeza está dentro de um perfil mais arrojado.
Mas de um perfil a outro, há muitas características que os diferenciam, então veja abaixo em qual delas você se encaixa.
Este perfil tem quase 0 tolerância às perdas e ao risco. Este perfil busca, assim, a preservação do patrimônio, alta liquidez e baixa volatilidade.
Dessa forma, este investidor busca a proteção do patrimônio que já conquistou, e não a obtenção de lucros estratosféricos.
As características predominantes deste grupo de investidores são, por exemplo:
Os investimentos mais procurados nestes casos são os indicados aos índices mais estáveis do mercado financeiro, como por exemplo: IPCA, IGP-M e CDI, sem grandes surpresas ao longo dos investimentos.
Este perfil é o meio termo do conservador para o arrojado. Ele mantém o interesse pela segurança, porém, ainda está disposto a abrir mão de parte dela por uma possibilidade maior de ganhos.
Este perfil pode vez ou outra investir em uma aplicação mais arriscada, pois já detém conhecimento e segurança para isso.
Este perfil não só tolera, como também gosta do risco. Estão mais abertos e propícios a investimentos como bolsa de valores, ações e trade.
Este perfil já tem experiência e não se abala com eventuais perdas, pois sabe que pode vir a ser compensado com ganhos muito maiores.
Este perfil investe com muita estratégia, geralmente já acumula uma certa experiência e sabe bem onde está entrando.
Então, para saber qual o seu perfil de investimento, vale uma análise detalhada e profunda dos seus objetivos como investidor. Mas na dúvida, busque por auxílio profissional para te direcionar nesta descoberta e possibilitar muito sucesso nas aplicações.
Nenhum perfil é demérito de outro, cada um tem uma lógica e razão de ser. Tentar ser ou parecer com o que realmente não é, pode te colocar numa situação delicada da qual você não gostaria de passar, e prejudicar a construção do seu patrimônio.
Por fim, defina seu perfil de investidor e invista seu dinheiro de acordo com os riscos que está disposto a correr.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…