Cuidados com as raízes das plantas para ter com as suas

Se você gosta de plantas, saiba quais são os cuidados adequados para suas raízes, neste artigo

0

Quando pensamos em plantas, imaginamos logo flores e folhas, mas a parte fundante disso é o que está enterrado e alguns cuidados com as raízes das plantas são necessários. As raízes possuem algumas necessidades peculiares a depender do tipo de planta e suas demandas.

Alguns cuidados com as raízes das plantas incluem a devida nutrição, seja por meio de adubos orgânicos ou químicos, aeração e vazão de água. Todos esses são fatores que podem impactar a saúde das plantas e seu viço.

Veja como fazer uma decoração com plantas na sua casa

Por isso, continue lendo esse artigo para saber mais sobre alguns cuidados com as raízes das plantas!

Vazão de água e frequência de irrigação

O primeiro dentre os cuidados com as raízes das plantas é o manejo da água que nossas amigas verdes recebem. É de fundamental importância conhecer o tipo de planta que cultivamos e suas necessidades. Por exemplo, as orquídeas são plantas cuja a demanda de água não é muito frequente, mas necessitam das raízes levemente úmidas.

Então, por exemplo, como manter as raízes úmidas, mas não encharcadas? O segredo é simples, composição do substrato. Esse cuidado é importante, pois garante que as plantas não terão suas raízes prejudicadas pelo excesso de água. Para isso, areia, cascalhos e outros materiais porosos podem facilitar a vazão. O uso de substratos orgânicos e esponjosos pode ser uma opção para manter a umidade, sem muita água. O segredo é se adaptar às necessidades das plantas.

Adubos e nutrientes

Outro componente fundamental dentre os cuidados com as raízes das plantas são os materiais que se utiliza como adubos e os locais onde os depositam. Isso porque os adubos são nutrientes que se pode adicionar ao solo para melhorar a qualidade deste e fortalecer as plantas. Para isso é necessário que seja feita uma composição pouco complexa de nutrientes, para enriquecer o substrato ao qual a planta está ancorada.

Plantas que atraem dinheiro: escolha uma dessas para sua casa

Ademais, o adubo não deve ser utilizado sem cautela, pois pode prejudicar a saúde das raízes e, portanto, da planta.  Adubações em épocas incorretas podem levar à perda dos nutrientes por fatores ambientai, enfraquecendo as raízes e a planta como um todo. Por fim, a posição em relação à raiz deve ser respeitada, principalmente quando o adubo é de origem inorgânica, uma vez que seus compostos podem causar queimaduras nas raízes.

Tipo de vaso e aeração do solo

A depender do tipo de planta outros cuidados com as raízes devem ser tomados. Entre eles podemos citar a aeração do solo e o tipo de vaso utilizado. A aeração no solo, por exemplo, é fundamental para garantir a saúde da raiz propriamente dita, uma vez que suas células também dependem de oxigênio para sobreviver. Não quer dizer que um solo compactado seja impossível de fazer algo brotar, porém a saúde dessa planta será prejudicada e seu crescimento será lento.

Por fim, a largura do vaso, sua composição e profundidade são importantes e podem desempenhar papéis diversos. Vasos de barro podem absorver água e se manterem em temperaturas mais baixas, enquanto vasos feitos de substratos como palhas e coco ajudam a manter a umidade. O importante é encontrar o tamanho e a composição certa.

Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre os cuidados com as raízes basta investir na experiência de cuidar de uma plantinha. Na dúvida, procure ajuda na internet, de vizinhos ou profissionais.

Benefícios de ter plantas em casa: saiba aqui quais são

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.