Controle emocional: saiba como comandar as suas emoções

Controlar suas emoções é fundamental para uam vida saudável

0

O controle emocional é necessário para manter relações estáveis e também para se dar bem com pessoas em ambientes profissionais. É importante, também, saber lidar com situações desconfortáveis e adversas, porque elas fazem parte da vida. Por isso, é preciso testar e aplicar práticas para se manter estável emocionalmente e tomar decisões mais certeiras. Veja algumas delas, no artigo abaixo.

Cuidar dos pés: saiba como fazer isso em casa e tê-los macios e lisos

Mude o foco

Primeiramente, se algo te deixa irritado, ou frustrado, mude o foco. Isso é importante, especialmente, se a sua irritação envolve outra pessoa. Agir em momentos de raiva e tensão pode gerar arrependimentos futuros, que não terão conserto. Por isso, mude o foco dos seus pensamentos, fale sobre outra coisa e resolva outros problemas, antes de se precipitar em alguma decisão.

Respire

O controle emocional, muitas vezes, vem com o controle da respiração. Por isso, a prática de exercícios respiratórios é um auxiliar muito forte em casos de raiva, ansiedade, estresse, dentre outros. Respire fundo e solte devagar. Faça isso várias vezes e verá como essa prática simples proporciona relaxamento para o corpo e a mente.

Se afaste por um tempo

Se o seu problema para controlar as emoções envolvem pessoas ou situações com as quais você não está preparado para lidar, afaste-se por um tempo. Muitas vezes, a distância é necessária para se pensar com clareza e fazer uma avaliação mais precisa dos acontecimentos. Essa atitude simples possibilitará a tomada de decisões mais racionais, através de uma análise sem influência das emoções. Ao se afastar, também é provável que sua percepção mude e as coisas deixem de ser graves para você, como pareciam antes.

Analise a situação friamente

Analise as situações adversas com calma e frieza. As emoções atrapalham decisões precisas e, muitas vezes, influenciam negativamente nelas. Por isso, não faça nada por impulso, especialmente se a ação for motivada por sentimentos ruins como mágoa ou raiva.

A importância da gratidão: ela só traz benefícios a quem é grato

Não deixe os sentimentos se acumularem

Muitas pessoas pensam que ter controle emocional significa não expressar os seus sentimentos. Contudo, passar pelas situações que incomodam sem resolvê-las apenas gera o seu acúmulo. Ou seja, uma hora você não aguentará mais e acabará explodindo por coisas pequenas, ou com pessoas erradas. O ideal, portanto, é resolver os sentimentos que estiverem pendentes, mas sempre com calma e através da conversa e de decisões bem pensadas.

Busque soluções para o problema

Outra dica para manter o controle emocional é não focar no problema e sim nas soluções possíveis para ele. Isso porque pensar e repensar sobre algo que te deixa angustiado, apenas aumentará a sua angústia. É preciso estabelecer as possibilidades de solucionar o problema e começar a agir. Dessa forma, ele não parecerá tão grande, nem incomodará tanto.

Não crie expectativas

Por fim, não crie expectativas sobre acontecimentos, nem sobre pessoas. As coisas mudam o tempo todo e nem sempre o que esperamos acontece. Contudo, isso faz parte da vida e é preciso administrar essas situações. Planeje, mas esteja preparado para enfrentar o que possa sair errado.

Oftalmologia: saiba a importância de cuidar dos seus olhos e como fazer isso

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.