Na última terça-feira, 7 de fevereiro, a presidente da Caixa Econômica Federal fez anúncio sobre os cartões do Bolsa Família. Assim, Maria Rita Serrano diz que os beneficiários dos programas sociais do governo receberão novos cartões de débito. Além disso, também poderão operar as contas-poupanças para o recebimento das parcelas.
Segundo Maria Rita Serrano, os novos cartões e operação da conta-poupança é um incentivo à inclusão financeira. Dessa maneira, ela afirma que através disso é possível reduzir as filas nas agências bancárias.
Vale lembrar que para o mês de fevereiro, os beneficiários terão direito ao Auxílio Gás. Assim, o valor do benefício deverá ser incluso na transferência de recursos do Bolsa Família.
Para saber mais sobre as novidades do cartão Bolsa Família 2023, confira a seguir.
Distribuição dos cartões
De qualquer forma, a presidente da CAIXA afirma que a distribuição dos novos cartões acontecerá gradualmente. Assim, ela afirma que alguns setores terão prioridade no recebimento do cartão. Por exemplo, os povos originários e os beneficiários do seguro-defeso que já estão recebendo os cartões de débito.
Através dessa modalidade, os beneficiários poderão realizar compras presencialmente. Porém, vale ressaltar que não será possível realizar o parcelamento de compras.
Mudanças na Conta Poupança Social Digital
No entanto, a presidente Maria Rita Serrano não deu detalhes das diferenças entre os sistemas. Pois, o atual sistema foi criado para o Auxílio Emergencial, que depois deu espaço ao Auxílio Brasil e agora ao Bolsa Família, ou seja, trata-se da Conta Poupança Social Digital.
Segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, o novo sistema tem o potencial de auxiliar as populações indígenas. Pois, esses beneficiários, muitas vezes, necessitam percorrer longas distâncias para chegar até uma agência bancária. Dessa maneira, ao ter a modalidade de débito como pagamento, é possível facilitar a condição.
Enquanto o cartão não chega
Para este mês, o Bolsa Família seguirá com as mesmas regras de movimentação. Assim, as pessoas que utilizam os cartões do Auxílio Brasil desde o ano passado, deverão manter os dispositivos. Vale lembrar que o cartão do Auxílio Brasil também possui função de débito.
Além disso, quem não recebeu o cartão em 2022, poderá utilizar o dispositivo antigo do Bolsa Família. Porém, terão apenas a função de movimentação da conta, ou seja, terão que ir até uma agência bancária para realizar o saque.
Por fim, também é possível movimentar o dinheiro do Bolsa Família através do aplicativo CAIXA Tem. Assim, você poderá realizar o pagamento de contas, transferir dinheiro e até gerar um código para saque. O saque poderá ser feito nas casas lotéricas, em caixas eletrônicos e nos correspondentes do CAIXA Aqui.
Polêmica dos dispositivos
Os cartões com a função de débito não são uma novidade, pois foram desenvolvidos no último governo. Além disso, na mesma época, cerca de 8,5 milhões de pessoas receberam o cartão. Por outro lado, no mesmo período, parlamentares ligados à oposição apresentaram uma crítica às despesas da produção do dispositivo. De qualquer modo, é fato que haverá a produção do dobro de cartões nos próximos meses.