Com o avanço crescente da tecnologia, muitas pessoas têm se perguntado se o dinheiro em espécie permanecerá ou se ele está caminhando par ao fim. Afinal, hoje, com os aplicativos digitais dos bancos, as pessoas têm realizado transações bancárias com apenas um click. Mas será que o dinheiro em espécie acabará? Conheça esse projeto que pode acabar com dinheiro em espécie.
Hoje, é difícil encontrar alguém que realize pagamentos com o dinheiro vivo. Afinal, para quê andar com dinheiro se você pode realizar transferências por meio dos aplicativos dos bancos? Há pouco tempo, as pessoas não podiam realizar transferências para outros bancos sem que houvesse a cobrança de taxas, mas agora, com o pix, isso pode ser feito sem nenhum custo adicional.
Conheça esse projeto que pode acabar com dinheiro em espécie
A pergunta que não quer calar agora é: dinheiro “vivo”, em espécie, vai acabar? Bom, se isso depender de projetos na Câmara, sim. Isso porque houve a aprovação de um projeto na Câmara dos Deputados que visa a redução do uso de dinheiro vivo no país. Esse projeto tem a intenção de dar prioridade às transações digitais. Afinal, as transações realizadas através dos aplicativos digitais têm ficado muito mais recorrentes e comuns.
Além disso, segundo o texto apresentado no projeto, a proposta possui a capacidade de estabelecer uma organização fiscal melhor, além de realizar o combate de corrupções e violência, além disso, uma vez que no sistema digital todas as transações são registradas, constando data, horário e valor.
Utilização do dinheiro físico
Segundo o projeto de lei, o CMN definirá o valor máximo, bem como as diretrizes que irão reger as transações de dinheiro no meio digital e o pagamento por meio de cheque em espécie. Baseado nesses limites, o projeto estabelece que valores mais altos que o máximo estabelecido devem adotar transações através de meios digitais e eletrônicos.
Além disso, segundo o projeto, as mudanças vão ser acrescentadas na Lei de Lavagem de Dinheiro. Segundo o relator do projeto, dep. Lucas Vergilio, utilizar o PIX no Brasil garante praticidade, segurança e rapidez às movimentações, de uma forma prática, barata e simples. Esse projeto considera a importância dos avanços tecnológicos e o quanto esses avanços deixam as transações financeiras mais práticas, como ocorre na utilização do PIX.
Outro ponto digno de nota diz respeito à segurança. Uma vez que os pagamentos deverão ser realizados de forma digital, as pessoas não precisarão se submeter aos riscos de andar carregando dinheiro pelas ruas, tampouco precisarão sacar dinheiro nos caixas eletrônicos.
Além disso, é preciso reforçar também a segurança do sistema eletrônico e digital, para que as pessoas não sejam alvos de fraudes eletrônicas e cibernéticas. O projeto ainda prevê que as instituições financeiras relacionadas a negócios não precisem apresentar o plano de segurança pela PF para funcionar. Sendo assim, caso tudo seja aprovado, daqui a algum tempo você não precisará mais andar com dinheiro por aí, tudo será feito apenas com um click.