Conheça 4 benefícios da alface para a saúde

Veja como a alface pode ser benéfica para sua saúde

0

A alface é uma hortaliça bastante presente na salada dos brasileiros. Ela possui diferentes cores, formatos e tamanhos, podendo ser lisa, crespa, roxa, verde e escura. Sendo assim, confira aqui no Brasil 123 os 4 benefícios da alface para a saúde.

Essa verdura possui um ótimo sabor. Além disso, pode ser preparada de forma bastante prática e proporcionar uma sensação de refrescância.

Essa hortaliça é rica em fibras e antioxidantes, por isso, auxilia na regulação de diversos sistemas do nosso organismo. Além disso, podemos encontrar na alface a vitamina C, clorofila e outros compostos. Se você busca por um alimento de grande poder nutricional aliado a baixas calorias, a alface é indispensável para você.

Outro ponto positivo da alface é que ela pode fazer parte das refeições diárias de forma muito simples. Ela, pode ser utilizada na salada ou na preparação de sucos e chás. Essa hortaliça também é de fácil cultivo, pois podemos plantá-la dentro de um pequeno vaso em casa.

Agora irei te apresentar os 4 benefícios da alface para a saúde.

4 benefícios da alface para a saúde

benefícios da alface para saúde- reprodução unsplash
benefícios da alface para saúde- reprodução unsplash

A alface traz inúmeros benefícios para o nosso organismo. Mas nesse post você descobrirá os quatro melhores benefícios que essa hortaliça pode trazer para a sua vida.

Auxilia na perda de peso

É claro que não é válido ficar comendo alface o dia todo a fim de emagrecer. Até porque não é para isso que ela serve. A contribuição da alface para o emagrecimento está na sua riqueza de suas fibras. Pois, a grande presença de fibras presente na alface promove a sensação de saciedade. Assim, você não ficará sentindo tanta fome e comerá menos.

Além disso, a alface é um alimento que possui pouquíssimas calorias. Mas é preciso ficar atento aos temperos e molhos que você adiciona à alface no momento de prepara-la. Pois, se eles forem ricos em gordura podem aumentar o consumo de calorias.

Evita o envelhecimento precoce

A alface é também antioxidante. Por isso, ela contribui para a proteção das células da pele contra os prejuízos causados pelos radicais livres. Outra vantagem é que essa hortaliça é fonte das vitaminas A e E, que são responsáveis por proteger nossa pele dos raios UV. Além disso, ela também é fonte de vitamina C, a qual auxilia na produção de colágeno, ajudando a pele a se proteger das rugas.

Auxilia na regulação do açúcar no sangue

Essa é especialmente para os diabéticos ou pré-diabéticos de plantão. Como dito anteriormente, a alface é rica em fibras. Essas fibras diminuem a velocidade de absorção dos carboidratos no intestino e, por isso, a taxa de açúcar no sangue não sobe rapidamente.

Diminui a pressão arterial

Outro nutriente encontrado na alface é o potássio. E se você sofre com pressão arterial alta, saiba que o potássio auxilia na diminuição da pressão arterial, pois ele diminui os efeitos do sódio e contribui para a dilatação dos vasos sanguíneos.

Porém, não para por aí. O nitrato também está presente nessa hortaliça, e ele é convertido em óxido nítrico durante a digestão. E o que isso tem a ver? O óxido nítrico tem efeito dilatador dos vasos sanguíneos, sendo assim, reduz a hipertensão.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.