Confira a lista de municípios que já recebem o Vale Gás!

Confira as últimas informações sobre o pagamento do benefício

0

O Governo Federal iniciou nesta segunda-feira (17) os repasses do vale gás nacional. Como veiculado aqui no Brasil 123, neste primeiro momento cerca de 100 mil famílias estão sendo contempladas.

A saber, são aquelas que moram nas regiões atingidas pelas enchentes na Bahia e em Minas Gerais.

“Mais uma vez, o Governo Federal mostra sensibilidade com os mais vulneráveis, antecipando o pagamento do Auxílio Gás para pessoas que estão sofrendo com a tragédia das enchentes na Bahia e em Minas Gerais”, destaca o ministro da Cidadania, João Roma.

Confira a lista de municípios que já recebem o Vale Gás!
Confira a lista de municípios que já recebem o Vale Gás! – Foto: Reprodução EPTV

Municípios que estão sendo atendidos com o vale gás

Vale lembrar que o benefício foi instituído pela Lei nº 14.237, de novembro de 2021, e regulamentado pelo Decreto nº 10.881, de 3 de dezembro de 2021.

Ele será concedido a cada dois meses para cada família. Assim, as pessoas de 100 municípios que decretaram estado de calamidade por conta das chuvas na Bahia e em Minas Gerais, recebem o benefício.

Municípios em situação de calamidade
Municípios em situação de calamidade – Imagem: Caixa Econômica Federal

Ainda mais, o valor do benefício é de R$ 52 e corresponde a 50% da média do preço do botijão de 13kg de gás liquefeito de petróleo (GLP).

Como saber se recebo o Auxílio Gás agora?

As mais de 108 mil famílias que têm acesso aos R$ 52 são informadas pelos aplicativos do Auxílio Brasil e do Caixa Tem. Além disso, elas recebem o depósito na conta do programa social.

Os cartões e senhas utilizados para saque do Programa Auxílio Brasil podem ser utilizados para o recebimento do Auxílio Gás.

Outras famílias receberão o vale gás?

A saber, de acordo com o governo, o público de 5.471.632 de famílias elegíveis ao Auxílio Gás receberão os seus benefícios retroativamente a partir de 18 de janeiro, seguindo o calendário regular de pagamentos do Auxílio Brasil.

O que é preciso para ter direito?

Os critérios de participação são: famílias inscritas no Cadastro Único com renda per capita menor ou igual a meio salário mínimo e integrantes do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Para averiguação do valor do benefício, a ANP publicará em seu site mensalmente, até o décimo dia útil do mês, o valor da média dos seis meses anteriores referentes ao preço nacional do botijão de 13kg de GLP.

A partir do próximo exercício, o programa admitirá a entrada gradativa de mais famílias, de modo que, em setembro de 2023, todos os beneficiários do Programa Auxílio Brasil sejam atendidos.

Veja ainda: Veja como antecipar o saque-aniversário do FGTS pelo CAIXA Tem mesmo com restrição

4/5 - (1 vote)

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.