A aposentadoria híbrida no INSS é um benefício que combina o tempo de contribuição com o tempo de trabalho rural. Sendo assim, essa modalidade de aposentadoria destina-se aos trabalhadores que exerceram atividades rurais e urbanas ao longo de sua vida laboral
No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre esse benefício, e por isso, reunimos algumas das principais informações, para que você possa sanar todas essas dúvidas e saber se tem ou não direito a essa modalidade de aposentadoria.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Como saber se tenho direito a aposentadoria híbrida no INSS? Confira as regras do benefício
Primeiramente, antes de analisar se você tem direito à aposentadoria híbrida no INSS, é necessário conhecer as regras que o instituto determina para a concessão desse benefício.
Para isso, é preciso cumprir a carência mínima de 180 meses antes de solicitar o benefício, seja trabalhando no campo ou na cidade. Ademais, vale ressaltar que não é necessário que o último trabalho seja rural.
Como verificar o histórico de contribuições?
Bem como visto, para ter direito à aposentadoria híbrida, é necessário ter contribuído para o INSS como segurado especial, ou seja, como trabalhador rural.
Desse modo, verifique se há registros de suas contribuições no histórico da Previdência Social.
Além disso, vale ressaltar que os trabalhadores podem realizar a comprovação do tempo de trabalho rural através de documentos como:
- Contratos de arrendamento;
- Declarações de sindicatos rurais;
- Notas de produtor, entre outros.
Calcule seu tempo de contribuição para aposentadoria híbrida
Ademais, para se aposentar, é preciso ter o tempo mínimo de contribuição que o INSS determina.
Dessa forma, para a aposentadoria híbrida, o contribuinte deve somar o tempo de contribuição entre as atividades rurais e urbanas. Assim, faça um levantamento de todo o seu histórico de trabalho, considerando também os períodos em que você trabalhou na atividade rural, para ter uma noção de quanto tempo de contribuição você possui.
De acordo com a legislação previdenciária vigente, para a aposentadoria híbrida, o tempo mínimo de contribuições que o INSS exige é de 20 anos.
Solicite uma análise no INSS
Então, depois de verificar se você atende aos requisitos necessários, é hora de solicitar a análise do INSS.
Para isso, é importante agendar um atendimento através do telefone 135 ou pelo site ou aplicativo oficiais do INSS. Além disso, levar todos os documentos comprobatórios necessários no dia da consulta é de suma importância para evitar atrasos no atendimento.
Sendo assim, o INSS fará uma análise de seu histórico de contribuições para verificar se você possui direito à aposentadoria híbrida.
Busque orientação profissional
Por fim, caso você tenha dúvidas ou precise de mais informações sobre aposentadoria híbrida no INSS, é altamente aconselhável buscar orientação profissional. Isso porque advogados especialistas em direito previdenciário podem te ajudar a entender melhor o processo e te auxiliar em todas as etapas necessárias para solicitar esse benefício.
Além disso, esse auxílio também é importante caso o INSS negue seu benefício e você tenha que entrar com um recurso.
Gostou de saber se você tem direito a aposentadoria híbrida no INSS? Então, agora fique de olho e faça valer os seus direitos!