Como saber se estou no período fértil?

Confira agora esta matéria e saiba os sintomas do período fértil

0

A menstruação muitas vezes pode ser curiosa e causar certas dúvidas nas mulheres. Uma das dúvidas é sobre o período fértil que nem sempre é perceptível e pode passar sem ao menos sabermos. Mas a verdade é que esse período é muito importante e deve ser de grande atenção também. Veja aqui no Brasil 123, as principais maneiras de descobrir quando você está no período fértil.

O que é o período fértil?

Primeiramente, você deve saber o que é o período fértil e porque ele é tão importante, isso porque todas as mulheres passam por esse período e devem entender como funciona seu corpo. O período fértil, portanto, é o período em que a mulher tem mais chances de engravidar e por isso deve ser muito bem observada.

Nele, além de maiores as possibilidades de engravidar, as mulheres ficam mais sensíveis e com os hormônios à flor da pele, a libido também é maior neste período de tempo.

Dessa forma, durante esse período, o útero se prepara para receber a fecundação e dar estágio ao primeiro período da gravidez. Assim, o período fértil quando bem observado pode fazer com que a mulher tenha mais autonomia sobre seu corpo.

Como calcular 

Além de saber o que é esse período, você pode também fazer seu cálculo e ainda entender melhor quando estará nele. Os ciclos regulares costumam ter a duração de 28 dias e o ciclo tem a duração de 3 a 8 dias. Essas especificações são de um período regular onde a mulher tem todas as especificações ditas.

Nesse caso, o período fértil é contado 14 dias após o primeiro dia de menstruação e acrescentar três dias antes e três dias depois dessa data. Fazendo essa conta que muitas chamam de “tabelinha” você terá o dia exato do seu período fértil e ainda saberá quando terá mais chances de engravidar, quando terá seus hormônios na forma mais afetada e ainda quando terá seu ciclo.

Ciclo irregular

Algumas mulheres têm o período irregular e podem variar muito em relação a menstruação de um período para outro. Nesse caso é ainda mais difícil decifrar quando o período fértil pode acontecer. Se esse também for o seu caso, saiba que não há uma forma exatamente perfeita para saber quando será seu período fértil e nunca terá totalmente certeza das datas.

Para quem tem esse período irregular, a melhor forma de saber quando será o período fértil, é com a ajuda de um profissional. Dessa forma, será necessário fazer um acompanhamento médico de pelo menos os últimos 6 meses de menstruação e entender melhor seu ciclo menstrual. Fazendo o acompanhamento, você pode ainda tentar regular seu ciclo.

No período fértil as mulheres ficam mais sensíveis e com os hormônios à flor da pele - Reprodução AdobeStock
No período fértil as mulheres ficam mais sensíveis e com os hormônios à flor da pele – Reprodução AdobeStock

Quais são os sintomas desse período?

Existem ainda alguns sintomas que podem indicar quando estamos em nosso período fértil e que podem ser facilmente percebidos assim como, por exemplo, a TPM , a alteração da temperatura corporal, as mamas podem ficar ainda mais sensíveis e ainda maiores além de como já dito anteriormente uma alteração no libido.

5/5 - (1 vote)

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.