Como lavar roupa preta sem desbotar? Confira dicas.

0

Elas combinam com tudo e fazem sucesso no guarda roupa, mas sempre surge aquela dúvida: “como lavar roupa preta?”. O processo exige cuidado assim como as peças brancas.

Portanto, foi pensando nisso que o Brasil 123 separou algumas dicas para que você não cometa erros e perca suas roupas! Continue a leitura para saber mais sobre!

1. Separando por cor

Separar por cor é a dica que está no topo das “regras para uma dona ou dono de casa saber”. As opções brancas podem absorvem pigmentos coloridos e as pretas podem soltar pigmentos e manchar as outras.

Outra dica é separar de acordo com o tecido. Não lave fibras macias como camisetas de algodão com outras ásperas como o Jeans. Caso contrário, fará com que os tecidos tenham um tempo de vida muito menor que teriam normalmente. Sem contar que será ainda mais fácil de pegarem penugens.

2. Molho? Nã-não!

Em hipótese alguma pense em deixar as suas peças de molho. Elas tendem perder pigmentos e desbotar com mais frequência, o oposto ocorre com as brancas.

Caso esteja buscando remover uma mancha, a alternativa é buscar por um alvejante usado em roupas coloridas ou soluções específicas com vinagre branco.

3. Usando o ciclo correto

O adequado é que prefira usar o ciclo para roupas pretas. Entretanto, algumas máquinas de lavar não o possuem e, dessa forma, prefira a opção para tecidos delicados. Consequentemente, a agitação será ainda menor e irá diminuir o desgaste.

Para minimizar as consequências da lavagem, uma alternativa é virar as roupas do avesso antes de colocar na máquina. Isso também será um benefício no momento de pendurar as vestimentas em um varal.

4. Sol? Acho que não!

Em hipótese alguma deixe suas peças secarem diretamente no sol ou até mesmo na secadora. O calor pode causar a diminuição do tecido e a perda de partículas que irão evaporar. Sendo assim, novamente a vida útil das roupas irá diminuir.

Deixe sempre esticadas em um local com sombra. Busque adquirir um varal móvel para que deixe dentro de casa em uma região mais ventilada.

Outras dicas para evitar manchas e de como lavar roupa preta

Os desodorantes são as principais causas de manchas nas roupas pretas. Portanto, prefira deixar com que sequem na axila para depois vestir a blusa.  Atualmente, já existe opções de anti-manchas e que não causam transtornos.

E então, possui mais alguma dica? Deixe aqui nos comentários!

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.