Como identificar sintomas de otite

Conheça agora os principais sintomas da otite

0

Você sabe o que é otite? E como identificar os sintomas dessa doença? A otite é uma inflamação que acontece no ouvido e que pode acontecer em decorrência do uso dos cotonetes ou quaisquer outros objetos usados para limpeza auricular. Confira aqui no Brasil 123, como identificar esses sintomas.

Portanto, como afeta diversas áreas do ouvido, a otite é classificada como média, interna ou externa. Ela pode apresentar sintomas como as dores intensas de ouvido e a formação de secreção em excesso.
Feito por um otorrinolaringologista, a avaliação clínica é essencial para comprovar a otite, portanto, caso você sinta quaisquer sintomas mencionados aqui, procure esse especialista da saúde, visto que somente ele poderá indicar o tratamento mais eficiente contra essa doença.

O tratamento para otite consiste no uso de analgésicos e na introdução de um canudo flexível que auxilia na limpeza da cera de ouvido.

Veja como identificar sintomas de 

Sendo assim, segundo a localização dela, Os sintomas podem incluir dor no ouvido, febre, coceira, vermelhidão da orelha, presença de líquido no ouvido, tontura, zumbido e sensação de pressão interna no ouvido.
Além disso, saiba que os bebês com otite podem coçar demais as orelhas ou até mesmo chorar sem motivo que esteja aparente.

Portanto, caso note que o seu bebê está ficando muito irritado e apresenta muita dificuldade para dormir, saiba que isso pode ser causado pela otite, uma doença nos ouvidos da criança.
Em casos de infecções mais agressivas, a otite pode até mesmo causar mudanças de humor, paralisia facial e até algumas alterações no sistema nervoso. Portanto, caso note quaisquer mudanças severas em seu quadro de saúde, procure um especialista na saúde dos ouvidos.

Otite externa

Infecção que acontece na parte externa da orelha, esse tipo de otite vai até o tímpano, uma membrana que separa o ouvido externo do médio que é importante para sua audição. Esse tipo de problema aparece pelo uso recorrente de cotonetes ou pela introdução de quaisquer objetos usados para limpeza de secreção dos ouvidos.

Otite média

A otite média atinge a parte que fica atrás do tímpano e surge, na maioria das vezes, pelo vírus influenza ou por bactérias como Streptococcus. Em casos mais isolados, você pode encontrar pessoas com otite média que foi causada por alergias e refluxo, além de possíveis infecções por fungos.
Essa inflamação é comum em crianças, podendo causar sintomas como a febre, a irritabilidade, o choro durante a noite e a agitação constante dos pequenos.

A avaliação clínica é essencial para comprovar a otite - Reprodução AdobeStock
A avaliação clínica é essencial para comprovar a otite – Reprodução AdobeStock

 

Otite interna

Por fim, a otite interna acontece na região mais profunda do ouvido, onde fica o labirinto. Portanto, pode surgir tanto por vírus como por bactérias que causam tontura e dor no ouvido. Levando até mesmo, em casos mais graves, à perda de audição.
Os sintomas mais conhecidos são perda de audição, labirintite e náuseas. Portanto, fique atento e procure ajuda médica sempre que notar quaisquer sintomas.

Por fim, agora que você já sabe como identificar esses sintomas, é importante que se caso perceba alguns deles em você ou alguém próximo, procure um médico para trata-lo.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.