Como higienizar ferimentos da forma correta

Aprenda agora a higienizar os ferimentos de forma adequada

0

Você sabe como higienizar ferimentos da forma correta? Se você tem ou já teve um ferimento sabe o quão importante é fazer a limpeza de forma correta e de forma que o ferimento possa melhorar em seu tempo. Muitas vezes, não fazer a limpeza do ferimento ou fazer mas de forma errada pode fazer com que ela demore para cicatrizar. Então, veja aqui no Brasil 123, algumas dicas que podem te ajudar a higienizar ferimentos de forma correta.

Tipos de ferimento

Antes de tudo, é importante saber qual o tipo de ferimento você tem, isso porque existem algumas que acabam cicatrizando mais rápido e outras que demoram um pouco mais.

As feridas agudas são aquelas que são mais recentes e demoram para cicatrizar, enquanto as crônicas respondem rapidamente ao tratamento e têm um período menor de cicatrização.

Algumas pessoas com doenças como a diabetes podem notar ainda que as feridas têm um tempo de cicatrização maior e levam mais tempo para fecharem. Todo tipo de problema adicional deve ser visto por um médico para verificar se está tudo bem, isso pode impedir que problemas maiores aconteçam.

Cuidados iniciais para higienizar o ferimento

É importante lembrar que antes mesmo de começar a limpeza, todos os materiais usados devem estar limpos para evitar qualquer tipo de infecção, assim como suas mãos também, isso é muito importante pois no caso de qualquer ferida aberta pode evitar que ela fique infeccionada e acabe pior.

Retire, então, o curativo e verifique se ele acabou grudando na pele, isso ajuda a verificar como está o andamento da cicatrização. Caso ele tenha grudado na pele, basta jogar um pouco de soro fisiológico, isso fará com que o curativo desgrude facilmente.

Limpeza da ferida

Para a limpeza da ferida, vá usando a mesma mistura de soro e fazendo com que ela fique limpa aos poucos e com cuidado, certifique-se de limpar ao redor da ferida também.

Lembre-se de que no caso do curativo ser muito delicado será necessária a ajuda de um profissional da saúde para te ajudar nesse processo. Qualquer outro problema de infecção ou algo parecido é interessante entrar em contato com um profissional também.

O tipo de curativo também pode influenciar na recuperação

Outro ponto importante que também pode influenciar na recuperação da ferida é o tipo de curativo usado. Algumas feridas são mais complexas e pedem por curativos especiais, nesse caso consultar um médico é necessário para verificar qual seria o tipo ideal.
Para feridas mais leves, curativos simples podem ser usados sem problemas e atender a necessidade da hora.

Algumas feridas são mais complexas e pedem por curativos especiais - Reprodução AdobeStock
Algumas feridas são mais complexas e pedem por curativos especiais – Reprodução AdobeStock

Consulte um médico quando necessário

Durante todo o processo da ferida, consulte um médico sempre que houver a necessidade e não deixe que surjam. Por exemplo, infecções na pele. Isso pode fazer com que o tempo de cicatrização seja ainda maior e pode não fazer bem para a ferida e demorar a cicatrizar.

Sendo assim, aproveite essas dicas, e previna os ferimentos de infecção.

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.