O que é diabetes? Entenda os tipos, tratamentos e como evitar

Confira agora os tipos de diabetes e veja os tratamentos adequados

0

Se você tem tendências a ter diabetes ou quer se prevenir dessa doença, uma dúvida simples que é muito recorrente é o que é diabetes de fato? Muitas pessoas evitam consumir açúcar em excesso para não serem acometidas pelo diabetes. Mas muitas delas não sabem de fato o que é diabetes, quais são os tipos, tratamentos e como evitar essa doença. Veja neste post do Brasil 123, as respostas.

O que é diabetes?

A diabetes é uma doença crônica que se caracteriza pelas elevadas taxas de açúcar no sangue, e quando não tratada essa doença pode prejudicar diversos órgãos no organismo. Por isso, o paciente diabético deve estar sempre compensado.
Quanto aos tipos da doença, existem 4: tipo 1, tipo 2, gestacional e pré-diabetes. O principal motivo que leva um indivíduo a ter essa doença é a alimentação desequilibrada, principalmente quando a dieta é rica em açúcar.

Além disso, uma vida sedentária também contribui para que se tenha diabetes. Por isso, mudanças nos hábitos de vida fazem parte do tratamento dessa doença, mas, em alguns casos, é necessário tomar alguns medicamentos.

Tipos de diabetes

No que diz respeito aos tipos da doença, eles se dividem em 4: tipo 1, tipo 2, gestacional e pré-diabetes.

Tipo 1

A diabetes tipo 1 corresponde ao tipo mais incomum da doença, ele surge desde o nascimento e é considerado um tipo de doença autoimune. Isso porque as células de defesa do próprio organismo combatem as células pancreáticas, que realizam a produção de insulina.
Dessa forma, se não há produção de insulina, também não há transporte de glicose para as células, e a glicose acaba se acumulando no sangue.

Tipo 2

A diabetes tipo 2 corresponde ao tipo mais comum dessa doença. Geralmente sua ocorrência está associada à resistência à insulina advinda de uma dieta desregulada. Sendo assim, a insulina tem sua ação diminuída e a glicose passa a se acumular no corpo.

Gestacional

Essa doença quando gestacional, como o próprio nome infere, acontece apenas durante a gestação. Ela está ligada à produção de alguns hormônios pela placenta que impedem que a insulina aja.

Os diabéticos precisam eveitar o consumo de doces e carboidratos - Reprodução AdobeStock
Os diabéticos precisam eveitar o consumo de doces e carboidratos – Reprodução AdobeStock

 

Pré-diabetes

Como o próprio nome infere, pré-diabetes é uma condição que antecede a diabetes propriamente dito. Nesse caso, os níveis de açúcar no sangue estão altos, porém, ainda não são suficientes para diagnosticar diabetes.

Tratamento 

O tratamento da doença visa proporcionar melhor qualidade de vida ao indivíduo, assim, os sintomas são aliviados e não ocorrem maiores complicações.
Algumas mudanças no estilo de vida são eficazes para tratar qualquer tipo, como uma dieta mais saudável e a prática de exercícios físicos. Contudo, também é necessário realizar alguns tratamentos específicos para cada caso.

Na tipo 1, por exemplo, é necessário realizar o tratamento por meio da injeção diária de insulina. Pois, uma vez que o organismo não é capaz de realizar a produção de insulina, é necessário injetá-la no corpo.
Nesses casos, normalmente, o paciente toma uma injeção de insulina pela manhã, mas é importante medir a glicemia entre as refeições para avaliar se não é necessário tomar uma dose extra.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.