Como fazer chá de picão: benefícios e usos

Conheça os diversos nutrientes que o chá de picão contém

0

Sabe aqueles palitinhos pretos que insistiam em ficar grudados nas roupas sempre que você passava perto de um local com mato baixo?  Você sabia que aquilo é chamado  picão preto e que seu chá pode trazer inúmeros benefícios para saúde? Caso ainda não saiba como fazer chá de picão e nem os benefícios e usos dessa planta, veja agora mesmo aqui no Brasil 123.

Também chamado em regiões do Brasil inteiro pelo nome de Pica-pica ou Amor de mulher, essa planta apresenta componentes antioxidantes e anti-inflamatórias. Portanto, se você deseja um chá que apresenta uma série de benefícios para sua saúde, saiba como fazer chá de picão logo abaixo.

Benefícios do chá de picão

O picão preto conta com propriedades anti-inflamatórias, antidiabéticas, antimicrobianas e serve até mesmo como relaxante muscular, pois conta com flavonóides e fitosteróis que conferem essa qualidade toda para essa planta.

Portanto, veja quais são os benefícios para a saúde que o chá dessa planta pode oferecer:

Tratamento da malária

Capaz de pausar o desenvolvimento do parasita plasmodium, esse chá é ideal para o tratamento da malária, pois esse é o vetor dessa doença que já matou centenas de milhares de pessoas no mundo todo.

Tratamento do herpes

Outro problema muito comum entre as pessoas, o herpes pode ser tratado com a ingestão do chá de picão, pois essa planta possui propriedades antimicrobianas, ou seja, é capaz de eliminar as bactérias causadoras dessa doença.

Tratamento de infecção urinária

Outro problema tão comum quanto doloroso, a infecção urinária acontece muito por causa do acúmulo de bactérias na região perineal das mulheres. Portanto, indica-se o chá de picão também para o tratamento nesse caso.

Prevenção do câncer

Com propriedades antioxidantes, o uso do chá de picão pode prevenir até mesmo contra doenças crônicas como o câncer. Portanto, vale a pena aprender a fazer e manter essa bebida em sua rotina para os cuidados a longo prazo.

Prevenção da diabetes

Outra doença crônica recorrente no Brasil, a diabetes é muito comum por aqui. Portanto, ingerir esse chá é importante porque essa bebida aumenta a produção de insulina, hormônio responsável pela quebra das moléculas de açúcar.

Sendo assim, entre outros cuidados com a saúde que podemos obter pelo tratamento com a ingestão do chá de picão, podemos citar os seguintes: prevenção da hipertensão, alívio da alergia, combate à inflamação, tratamento gastrointestinal.

Benefícios o chá de picão - Reprodução AdobeStock
Benefícios o chá de picão – Reprodução AdobeStock

Então, como fazer chá de picão preto

Para obter todos os benefícios para a saúde que citamos acima. Ademais, é preciso saber como fazer chá de picão preto, já que essa bebida é a melhor forma de atuação desses componentes.

Para isso, você vai precisar de meia xícara de chá de todas as partes secas do picão preto. Ou seja, tudo que fica acima do nível do solo e meio litro de água.

Com esses dois ingredientes, basta adicionar em uma chaleira e ferver a mistura durante 15 minutos. Depois disso, filtre o chá e consuma ele morno em uma xícara entre 4 e 7 vezes ao dia.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.