Fazer uma refeição sem uma salada gostosa, parece que está faltando algo. Além de ser saudável, é muito gostoso. Por isso que hoje, nós do Brasil 123, vamos ensinar como escolher hortaliças para fazer uma salada saudável.
Para quem não tem experiência em realizar as compras, é uma dor de cabeça saber qual a hortaliça que está boa para o consumo.
A escolha por hortaliças saudáveis é a primeira parte do processo de elaboração de pratos saborosos e experimentar novos sabores. Afinal, ouvimos sempre os nutricionistas falarem que a escolha adequada dos alimentos é o primeiro passo para uma alimentação saudável.
Assim, as hortaliças maduras e frescas possuem uma maior quantidade de nutrientes do que as hortaliças ainda verdes ou em processo de amadurecimento.
Nossas dicas vão além daquilo que vemos em feiras e supermercados: apertar os legumes para ver se estão bons. Essa atitude faz com que as hortaliças se machuquem e fiquem impróprias para o consumo.
Neste artigo vamos apontar as principais hortaliças e como fazer a escolha correta:
Verifique que a alface esteja com aparência bonita, sem manchas nas folhas e que não estejam murchas. Então, se a alface estiver com as pontas queimadas, de cor mais escura, não compre, pois, foi amassada no transporte ou está sem hidratação suficiente.
Lembre-se que a alface crespa e a americana, precisam estar firmes e a alface americana tem folhas médias e verde-claras.
Observe primeiramente as flores: se estiverem escuras e fechadas está bom para consumo. Todavia, se estiverem abertas com cor amarelada, não está bom para o consumo.
O repolho verde estará bom para o consumo se as folhas estiverem juntas. Quanto mais separadas estiverem as folhas, mais duro será o repolho, além de ter grande possibilidade de estar mais amargo.
O repolho roxo segue as mesmas dicas dos brócolis. Quanto mais forte é a cor, mais nutrientes possui.
Para ser próprio para o consumo, o espinafre precisa ter folhas verdes e firmes. Entretanto, se os talos estiverem em tons de marrom ou amarelo, estão velhos.
Tanto a cenoura quanto o pepino para estar bom para o consumo, a casca deve estar de cor uniforme em toda a extensão e devem ser firmes, sem pontos pretos ou casca mole.
Dicas para escolher hortaliças para uma salada saudável – Reprodução AdobeStockA batata boa para o consumo é aquela onde a casca externa seja lisa, sem pontos verdes ou pretos (machucados).
O tomate, apesar de ser uma fruta, é muito utilizado na produção de saladas. Para estar bom para o consumo, precisa estar firme, liso e com cheiro característico.
Todavia, cuidado: nenhuma hortaliça deverá ter buracos na casca, pois podem ter algum “bichinho” no seu interior.
Em algumas cidades, as feiras livres oferecem o serviço delivery para entrega de hortaliças em casa, principalmente depois da pandemia.
É uma boa opção para receber em casa, as hortaliças no horário combinado. Não esqueça de fazer as recomendações que você aprendeu neste artigo.
Por fim, opte por hortaliças orgânicas, sem agrotóxicos. Apesar de serem mais caras, a sua saúde vem em primeiro lugar.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…