Como conservar livros de forma adequada?

1

Você sabe como conservar livros de forma adequada? Existem muitas dúvidas envolta do assunto e não é para menos. Com o excesso de informações, é comum que os leitores não saibam bem o que fazer. Portanto, foi pensando nisso que o Brasil 123 separou algumas dicas para os leitores de plantão!

1. Cuidado com essa posição, hein?

Antes de pensar em produtos para passar neles ou embrulhar, é importante tomar cuidado com a posição que devem ficar. O recomendado é que estejam sempre na vertical (em pé) para que não sofram com o excesso de peso dos demais. Em hipótese alguma pense em deixá-los deitados para economizar espaço.

2. Limpe essa estante

Outra dica de como conservar livros vai para a sua estante e a forma como arruma e limpa. Retire pelo menos um dia ao mês para retirar os excessos de pó que estão acumulados. Use um pano macio e seco para passar em suas obras.

Já para limpar a prateleira, prefira apenas usar um tecido úmido com água e vinagre. O vinagre branco consegue retirar as leves camas de fungo e o cheiro de mofo que a estante pode ter devido a umidade.

Durante esse processo de faxina, busque folhear um por um para que o papel possa respirar e entrar em contato com o ar.  Não esqueça de apenas guardar quando as prateleiras já estiverem bastante secas. Caso contrário, poderá estragar sua coleção e até mesmo manchar as páginas por dentro além da capa.

3. Orelha de página NÃO foi feita para ser dobrada!

Sim, você pode vir com aquele discurso de que “ah mas o livro é meu e faço o que quero!”. Exatamente, faz o que quer mas não irão durar por muito tempo. Essas partes laterais foram criadas para proteger a parte escrita (miolo) de desgastes e danificações.

Portanto, para resolver a situação, a principal dica é usar marcadores próprios para isso. Outra coisa que pode evitar é usar clipes de papel para marcação porque podem rasgar ou danificar.

4. Encapar? nem sempre é uma boa ideia!

Você sabia que encapar livros impede o papel de respirar? Se for o pardo, facilitará ainda mais para o aparecimento de manchas. Deixe com que fiquem assim como vieram da loja ou sebo.

Leia Também:

1 comentário
  1. […] Separe uma parcela – mesmo que pequena – para comprar algo que gosta, seja comida ou livros. A vida não faz sentido quando você vive sem uma meta, apenas economizando e trabalhando […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.