A matemática, apesar de ser uma matéria muito importante e a qual usamos todos os dias de nossas vidas, não é muito popular entre as pessoas. Especialmente entre as crianças que estão começando a se aprofundar nela agora, pode ser muito desafiador e cansativo lidar com ela. Contudo, é possível ajudar o seu filho a se interessar por matemática e a lidar melhor com a matéria. Veja as dicas abaixo que farão a criança querer se dedicar mais ao aprendizado desta matéria!
Primeiro dia de aula das crianças, saiba como lidar: dicas para pais e filhos
Aprender matemática, especialmente aquelas crianças que passaram da fase das descobertas e estão focando na prática, pode ser uma tarefa chata. Isso porque é necessário muito foco e concentração e pouco dinamismo, o que as crianças costumam não gostar.
Dessa forma, ela deixa de ser interessante e as notas na matéria começam a cair, se tornando uma preocupação para os pais. Entretanto, é possível ajudar seu filho a se interessar por matemática fazendo com que ele aprenda de forma divertida. Isso tornará o momento dos estudos atrativo e menos pesaroso.
Atualmente, é possível brincar com as crianças através de jogos ou aplicativos que ensinam a matemática de forma lúdica. E isso pode ser feito tanto na escola, como pelos pais. Aprender brincando fará com que seu filho tenha vontade de aprender mais e de se desafiar!
Qual a importância de estabelecer limites para os filhos
Para ajudar seu filho a se interessar por matemática, mostre a ele como esta matéria envolve todas as situações no dia a dia. Aponte para ele todas as situações em que os número estão presentes. Por exemplo, nas compras da família e dos brinquedos da criança: mostre como utilizar o dinheiro, fazendo somas e subtrações para pagar e pegar o troco.
Além disso, incentive a criança a contar e a fazer somas de coisas corriqueiras, como por exemplo, a quantidade de biscoito que ela comeu no café da manhã. Dessa forma ela perceberá que os números estão presentes em tudo e passará a ser interessante fazer observações a respeito deles.
As crianças, a maioria das vezes, seguem o exemplo do pais com relação àquilo que eles fazem e ao que gostam. E se o pais desgostam de alguma coisa, a criança encontra ali um motivo para não gostar também. Por isso, não adianta tentar exigir do seu filho que ele goste de matemática se você mesmo mostra como acha a matéria chata.
Dessa forma, para ajudar seu filho a se interessar por matemática, mostre a ele como ela é legal para você e como você a utiliza com frequência. Ao ver como a matéria te empolga no dia a dia, seu filho buscará esta mesma empolgação e começará ele mesmo a procurar as situações nas quais a matemática é aplicada.
Brincadeiras para as crianças sem gastar! Confira essas ideias
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…