As taxas de juros estão altas e perto do fim da tendência de subida, a inflação está em patamares recordes e o governo prevê uma economia melhor para os próximos meses. Com isso, grandes fundos de investimentos optaram por comprar ativos do Tesouro Direto, que remuneram bem os investidores. Dessa forma, chegou a hora de emprestar dinheiro ao governo e lucrar muito com isso.
Por isso, hoje vamos falar do Tesouro Direto, explicar os três tipos de títulos e como fazer o seu primeiro investimento. Vale lembrar que os títulos são garantidos pelo Governo Federal e possuem retornos de, pelo menos, duas vezes o rendimento da caderneta de poupança comum.
O que é o Tesouro Direto?
Em poucas palavras, o Tesouro Direto é uma forma simples, rápida e nada burocrática para você emprestar dinheiro para o Governo Federal. Ao fazer isso, você deixa o seu dinheiro em títulos do governo, sob a promessa de que será remunerado de acordo com os dados que aparecem na sua tela. Por isso, quem paga essa dívida é o próprio governo, que dá a segurança desses produtos.
Atualmente existem três formas de remuneração. A primeira forma é através do retorno da taxa Selic, que rende positivamente todos os dias e é o título mais seguro do país. Para investir no Tesouro Selic, você precisa de menos de R$40,00. Isso quer dizer que qualquer pessoa pode ganhar bons retornos. Atualmente, a taxa de remuneração é de 13,25% ao ano.
A segunda forma de remuneração é através da inflação. É o chamado Tesouro IPCA, que paga ao investidor os retornos da inflação e, além disso, paga mais uma taxa determinada todos os dias. Na sexta-feira, o produto fechou com um retorno do IPCA mais 6,09%. Isso quer dizer que, se a inflação ficar em 4% no ano, você receberá 10,09%. Esse cálculo não deduz os impostos. Por isso, esse produto é o melhor para quem quer ter retornos sempre acima da inflação no Tesouro Direto e, com isso, ganhar poder de compra.
O melhor título para investir atualmente
Apesar de esses dois títulos terem bons retornos, segurança e alta liquidez, o principal título do Tesouro Direto atualmente é o que tem uma remuneração diferente. Com isso, a terceira modalidade de rendimentos é o Tesouro Prefixado, que paga ao investidor uma taxa determinada na hora da contratação e, por isso, é o mais previsível de todos do mercado brasileiro.
Na sexta-feira, a taxa de remuneração estava em 13,21%. O vencimento do ativo é no dia 1° de janeiro de 2025. Isso quer dizer que, ao investir nesse produto, você ganhará um retorno de 13,21% ao ano em que o valor ficar parado. Dessa forma, você não precisa fazer nada para ganhar o dinheiro, desde que leve ele até o vencimento. Vale lembrar que o Tesouro Direto tem a ocorrência da marcação a mercado, que pode fazer com que você perca dinheiro no curto prazo. Apesar disso, se você quiser manter o título até o vencimento, os retornos são garantidos.