Chá de alface: saiba como preparar a bebida

Conheça os incríveis benefícios do chá de alface

0

O chá de alface é muito benéfico, por isso, nós, do Brasil 123, trouxemos informações sobre ele para você. Fique aqui e saiba como preparar a bebida. A alface é uma hortaliça que traz inúmeros benefícios ao nosso organismo. 

Benefícios da alface

Ela auxilia no emagrecimento, na diminuição da taxa de açúcar no sangue, no envelhecimento precoce, dentre outros. A alface é muito utilizada nas saladas, mas você sabia que é possível fazer chá com essa hortaliça? 

Talvez você nunca tenha ouvido falar que é possível fazer chá das folhas da alface. Mas hoje você vai descobrir o quanto essa bebida é terapêutica. Além disso, seu modo de preparo é muito simples e rápido. Continue lendo e aprenda a preparar sua bebida.

Chá de alface ajuda a diminuir a pressão?

Sim. O chá de alface é um grande amigo da saúde do nosso coração. Ele auxilia, assim, na diminuição dos níveis de gordura e ajuda a baixar a pressão arterial. Além de ser rico em água, contribuindo para a hidratação do organismo, ele é uma grande fonte de potássio. 

A saber, o potássio é muito importante para redução do excesso de sódio na corrente sanguínea, por isso, auxilia na redução da pressão arterial.

Chá de alface e insônia

Se você tem encontrado dificuldades para dormir, quero te apresentar um grande aliado: o chá de alface. A lactucina e lactupicrina presentes nessa hortaliça fazem o papel de calmantes. Por isso, você fica mais relaxado e tranquilo para dormir. Além disso, elas possuem propriedades antioxidantes, analgésicas e anti-inflamatórias.

Ansiedade e estresse

Algumas substâncias presentes na alface possuem propriedades calmantes e sedativas. Sendo assim, a alface é uma grande aliada para quem sofre com ansiedade e estresse. Se você é uma delas, experimente tomar uma xícara desse chá antes de dormir.

Como dito anteriormente, essa bebida possui efeito anti-inflamatório e analgésico. E também, por ser rica em cálcio e potássio, diminui a fadiga dos músculos e ossos, relaxando, então, o corpo.

Benefícios do chá de alface - Reprodução AdobeStock
Benefícios do chá de alface – Reprodução AdobeStock

Como fazer chá de alface

Em primeiro lugar, se você deseja preparar uma bebida rica em nutrientes – cálcio, ferro, vitaminas A, E, K e C, potássio – você deve utilizar não somente a folha, mas o talo do vegetal. A saber, o talo é rico em lactucina, a qual exerce uma função de calmante.

O tipo de alface pode ser tanto a crespa quanto a americana. Mas, como foi dito, aproveite todo o alimento. E se você desejar ficar ainda mais relaxado adicione um pouco de camomila.

Ingredientes para o Chá de alface

  • 400 ml de água;
  • 4 folhas médias de alface picadas;
  • Camomila (opcional).

Modo de preparo

Escolha uma panela que possa ir ao fogo, coloque nela a água, as folhas de alface e, se desejar, a camomila. Em seguida, coloque em fogo médio e aguarde até ferver. 

Quando a água começar a borbulhar aguarde mais dois minutinhos. Passados os dois minutos, apague o fogo. Agora, tampe a panela e deixe por 10 minutos. 

Por fim, é só coar e beber o seu chá, mas beba quente.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.