Cadastro Único: Qual a diferença entre revisão cadastral e averiguação cadastral?

Conheça as diferenças dos procedimentos do CadÚnico

0

O Cadastro Único é uma base de dados que serve para identificar e conhecer as pessoas e famílias mais vulneráveis do país e, assim, ajudar o Governo Federal a desenvolver políticas públicas voltadas para essa população.

Vale destacar que atualmente 28 programas federais que utilizam a base do CadÚnico para a gestão de suas ações, entre eles o Programa Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada, a Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.

Cadastro Único: Qual a diferença entre revisão cadastral e averiguação cadastral?
Cadastro Único: Qual a diferença entre revisão cadastral e averiguação cadastral? – Imagem: Divulgação Ministério da Cidadania

O que significa Revisão Cadastral e Averiguação Cadastral no CadÚnico?

A Revisão Cadastral tem como objetivo garantir a atualização dos dados do Cadastro Único pelas famílias que estão com os cadastros desatualizados, ou seja, que estão há mais de dois anos sem atualizar os dados.

Já a Averiguação Cadastral é um processo de verificação das informações registradas no Cadastro Único, por meio da comparação dos dados declarados pelas famílias com outros registros administrativos do governo federal, a fim de identificar possíveis inconsistências, principalmente quanto à renda dos integrantes da família.

Uma família pode estar ao mesmo tempo nos dois processos?

Sim! Pode acontecer de uma mesma família estar ao mesmo tempo em Averiguação e Revisão Cadastral ou aparecer em mais de um grupo da Averiguação Cadastral.

Como isso é possível? Por exemplo, se uma família estiver com o cadastro desatualizado e também possuir alguém com dados inconsistentes, ela estará ao mesmo tempo em Revisão e Averiguação Cadastral.

Se a família estiver com o cadastro REGULARIZADO no processo de Revisão Cadastral, mas estiver PENDENTE no processo de Averiguação Cadastral, ela vai precisar atualizar novamente.

Em geral, para regularizar a inconsistência, a família incluída em Averiguação Cadastral deve atualizar seus dados após a data de referência do grupo em ela foi incluída.

As datas de referência de cada família podem ser consultadas na lista do SigPBF. Do mesmo modo, se a família estiver com o cadastro REGULARIZADO no processo de Averiguação Cadastral, mas estiver PENDENTE no processo de Revisão Cadastral, ela ainda precisa atualizar seus dados.

Como acessar o aplicativo do Cadastro Único?

O app pode ser baixado por meio das lojas de aplicativos Apple Store e Play Store ou acessado na sua versão web através do endereço cadunico.cidadania.gov.br.

Faça o download do Aplicativo do Cadastro Único e verifique como está o seu cadastro.

Confira também:  Valor de R$ 51 para ajudar na compra do gás de cozinha; veja quem tem direito

5/5 - (1 vote)

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.