Benefícios do chá de romã: saiba como utilizar essa bebida

Conheça os incríveis benefícios que a romã pode trazer para sua saúde

0

Originária do Mediterrâneo Oriental e Médio Oriente, é formada em seu interior por pequenas sementes com polpas avermelhadas, comestíveis e de sabor agradável. Conheça agora no Brasil 123, todos os benefícios do chá de romã.

Romã

A romã é comumente citada em passagens bíblicas do Velho Testamento, no período em que os judeus deixaram o Egito para voltar à Terra Prometida e ocuparam Jericó. Em algumas regiões, já citadas anteriormente, o povo a considera uma fruta associada ao amor e a fertilidade, por acreditarem que ela possuía poderes de prosperidade e também afrodisíacos. 

Benefícios do chá de romã

A romã contém flavonóides, quercetina, alcalóides, triterpenos, polifenóis e ácido elágico, que são antioxidantes que podem prevenir doenças, como por exemplo: 

  • O Alzheimer;
  • Controlar a hipertensão;
  • É anti-inflamatório e antisséptico;
  • Alivia a dor de garganta e gengivite. 

Porém, ainda está dependendo de mais estudos para que realmente seja comprovada a importância no tratamento e na prevenção do câncer de mama,  próstata e intestinos.

Efeitos colaterais

Mas pode ser que venha a ocorrer alguns efeitos colaterais, devido ao uso do chá de romã e os mais comuns são:

  • Irritação estomacal;
  • Vômitos;
  • Náuseas;
  • Alergias. 

Caso o consumo seja indiscriminado com doses acima do recomendado,  pode ocorrer até uma intoxicação,  podendo colocar em risco a vida do usuário.  Por isso, caso você apresente algum desses efeitos colaterais ou qualquer outro indesejado, interrompa imediatamente o tratamento e vá rapidamente para o pronto socorro mais próximo. 

Quando não usar

Não devem consumir esse chá: crianças com idade abaixo de 2 anos,  mulheres grávidas ou puérperas, pessoas que já tenham algum problema estomacal ou que tenha alergia a essa fruta. 

Como é o preparo do chá de romã

É muito simples e rápido o preparo desse chá. Então, confira a seguir. 

Ingredientes

  • 10g de  cascas ou folhas de romã;
  • 2 xícaras de água. 
Chá de romã para a saúde - Reprodução AdobeStock
Chá de romã para a saúde – Reprodução AdobeStock

Modo de preparo

Primeiramente, em uma panela, coloque para ferver a água e as cascas ou folhas de romã. Quando a água entrar em fervura, abaixe o fogo e deixe que continue por mais ou menos 5 min. Passado esse período, apague o fogo e tampe a panela. Em seguida, deixe esse líquido em infusão por 10 minutos ou até que amorne a ponto que dê para beber. 

Por fim, coe e está pronto para o consumo. Você deve beber o chá de 2 a 3 vezes ao dia. 

Pode-se consumir a romã in natura ou através de sucos,  adicionada ao iogurte ou saladas. Por ter uma alta concentração de manganês, a romã é utilizada nas zonas de mineração para combater a contaminação por metais pesados. Assim, o chá é feito com cascas, folhas e caules.

O uso da romã no Brasil é maior no mês de dezembro durante as festas de Natal e Ano Novo, por motivo de simpatia, acredita-se que comer as sementes dessa fruta nessas festas vai proporcionar sorte e prosperidade para o próximo ano.

Embora tenha muitos benefícios,  o chá de romã não substitui o tratamento médico e deve-se consumir com orientação de um profissional de saúde como um fitoterapeuta ou um médico. 

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.