Muitos segurados do INSS seguem com o benefício em análise. Esses cidadãos aguardam pela liberação da aposentadoria ou de algum outro benefício concedido pelo órgão.
Alguns casos já excederam o período determinado pelo próprio INSS e isso preocupa os segurados.
Segundo a Lei 9.784 do ano de 99, o INSS possui 30 dias para dar um retorno ao segurado. No caso de não conseguir alcançar uma decisão em 30 dias, o Instituto tem uma prorrogação de mais 30 dias.
A justificativa para a prorrogação deve ser bastante explícita e clara. Dessa forma, o INSS tem até 60 dias para decidir em processo administrativo mediante justificativa.
Além disso, o primeiro pagamento do benefício em questão deve ser efetuado até 45 dias após a data da apresentação da documentação necessária. Para os demais benefícios os prazos são os seguintes:
Para agilizar o status da concessão o segurado pode recorrer a algumas possibilidades, sendo elas:
Segundo o Governo Federal a fila do INSS atualmente é de 1,6 milhões de pessoas. Zerar essa fila até o final de 2022 é uma das metas do governo.
Porém, esse número rastreia apenas os pedidos iniciais para participar do benefício. Somas de recursos e pedidos de revisão não estão entrando nestes cálculos.
De acordo com Guilherme Serrano, 500 mil segurados da fila são pessoas com deficiência que buscam o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Nesses casos, são exigidos três níveis de análise: administrativa, social e médica.
Por meio de um acordo homologado com o STF, o INSS se comprometeu a analisar os processos no prazo máximo de 30 a 90 dias, a depender do tipo de benefício pedido, e a fazer as perícias médicas e de assistência social em até 45 dias.
O prazo pode chegar a 90 dias nos locais de difícil acesso. No final de 2021, cerca de 900 mil processos estavam dentro do prazo e 900 mil com atraso em relação ao fixado pelo Supremo Tribunal Federal.
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