Área de florestas plantadas do Brasil tem redução de 0,7% em 2020

IBGE revela que Sudeste é a única região a apresentar crescimento da área de florestas plantadas, concentrando 37,2% do total nacional

0

A área de florestas plantadas do país sofreu uma redução de 0,7% em 2020 na comparação com o ano anterior. A soma chegou a 9,6 milhões de hectares, o que significa que houve a diminuição de 70,9 mil hectares em 12 meses.

Mais uma vez, o destaque do país foi a região Sudeste, única a apresentar crescimento da área de florestas plantadas no Brasil em 2020. A saber, a região concentrara 37,2% do total nacional de área plantada. Os dados são da pesquisa da Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

De acordo com o levantamento, eucaliptos e pinus responderam por 96,3% das áreas cultivadas com florestas plantadas para fins comerciais em 2020. Em resumo, as áreas do eucalipto somaram 7,4 milhões de hectares, enquanto os pinus chegaram a 1,8 milhões. Nesse caso, outras espécies somaram 354 mil hectares. 

Em 2019, a região Sudeste havia superado o Sul e assumido a liderança nacional com a maior área de florestas plantadas no Brasil. Isso se repetiu em 2020, e o Sul continuou em segundo lugar, mas sua área de florestas plantadas caiu, assim como no Norte, Nordeste e Centro-Oeste. 

Eucalipto predomina na produção de madeira no país

Em suma, quase todos os grupos de madeireiros indicaram predomínio da produção à base de madeira de eucalipto no país. A única exceção foi a “utilização de toras de pinus para outras finalidades, que atingiu 50,1% do total, contra 45,3% do eucalipto”, disse o IBGE.

Na indústria de papel e celulose, o eucalipto serve de matéria-prima para a produção de celulose de fibra curta. Nesse caso, esta celulose é usada, principalmente, na produção de papéis como os de escrever, imprimir e para fins sanitários.

Por sua vez, a madeira de pinus, que correspondeu a 18,7% da área de floresta plantada no Brasil, é utilizada na produção de celulose de fibra longa. Este produto é destinado ao papel de qualidade superior e que requer maior resistência.

Vale ressaltar que o Sudeste concentrou 44,3% das áreas de eucalipto do país. Enquanto isso, 84,6% das florestas de pinus estavam na região Sul.  

O IBGE ainda revelou que Minas Gerais continuou liderando o ranking nacional em relação às áreas de florestas plantadas, com 2,1 milhões de hectares. Isso representa um crescimento de 1,4% na comparação com 2019. Em seguida, ficou o Paraná, com 1,5 milhão de hectares, dos quais 55,8% são destinados ao desenvolvimento de pinus. 

Por fim, os municípios Três Lagoas e Ribas do Rio Pardo, em Mato Grosso do Sul (MS), apresentaram as maiores áreas florestais plantadas em 2020, assim como em 2019. Os valores chegaram a 263,9 mil e 218,1 mil hectares, respectivamente. Fechando o top três, ficou Água Clara, também em MS, com 134,5 mil hectares. A saber, o MS ainda teve Brasilândia e Selvíria na quarta e na sexta posições no ranking nacional.

Leia Mais: Banco Mundial eleva projeção de crescimento da América Latina

Veja Também:

Está "bombando" na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.