Aprenda como fazer chá de marmelo e conheça seus benefícios

Confira agora como fazer chá de marmelo e aproveite seus diversos benefícios

0

O chá de marmelo traz inúmeros benefícios para a saúde, uma vez que esse fruto possui inúmeros nutrientes e vitaminas. Por isso, aqui no Brasil 123, aprenda como fazer chá de marmelo e conheça seus benefícios.

O marmelo é uma fruta ainda pouco conhecida pela maioria das pessoas. Seu cultivo ocorre em larga escala na cidade de São João do Paraíso, localizada no norte de Minas Gerais. Essa cidade também é a capital nacional do doce de marmelo, exportando grande quantidade do doce para todo o país.
O doce de marmelo, também chamado marmelada, é muito saboroso e mais conhecido pelas pessoas. Porém, apesar de muitas pessoas não conhecerem o chá de marmelo, ele traz consigo inúmeros benefícios que podem contribuir para a saúde de forma muito significativa.

Chá de marmelo: conheça seus benefícios

Muitas pessoas não conhecem o marmelo porque ele não é encontrado facilmente por aí como as outras frutas. No entanto, ele possui aparência semelhante à pera e à maçã, mas de cor verde amarelada.
Além disso, o marmelo é bem rígido, então, apenas aqueles que realmente gostam do fruto o consomem cru. Geralmente, as pessoas o utilizam para fazer chás ou doces.

Agora conheça os benefícios do marmelo para a saúde

Essa fruta é rica em vitamina C. Sendo assim, pode-se usar para tratar dores de garganta, aftas e demais inflamações. Mas, para que o tratamento seja mais eficaz, é bom que o fruto seja utilizado na forma de chá.
Além disso, ele é ideal para aqueles que se sentem cansados física e mentalmente, pois alivia a tensão. Também auxilia na redução do colesterol ruim e no tratamento de inflamações de mucosas, como as aftas.

Aprenda como fazer chá de marmelo

Primeiramente, lave bem o fruto e retire toda a sujeira, bem como a capinha de lã que ele possui. Detalhe: é boa realizar essa lavagem utilizando água morna.
Em seguida, corte o marmelo em cubinhos e separe cerca de 600 ml de água. Logo depois, coloque o marmelo para ferver, assim que iniciar e fervura conte 10 minutos.
Por fim, desligue o fogo e tampe o recipiente em que realizou a fervura por mais 10 minutos.
Está pronto o seu chá! Agora, coloque em uma xícara e saboreie essa delícia. Uma dica é que você coloque os cubinhos também na xícara e vá saboreando utilizando um garfo. Assim, fica muito mais saboroso.

Benefícios do chá de marmelo - Reprodução AdobeStock
Benefícios do chá de marmelo – Reprodução AdobeStock

Curiosidades sobre o doce de marmelo

O doce de marmelo também é muito saboroso. Na cidade de São João do Paraíso, em Minas Gerais, ele é feito de forma artesanal pelos moradores locais e da zona rural do município. Inclusive, como a especiaria ganhou destaque na região, anualmente realiza-se na cidade a Festa do Marmelo.
Nessa festa a prefeitura contrata cantores famosos e também regionais e os produtores de marmelo produzem o doce em grandes fogueiras. Esse doce é distribuído gratuitamente para todos os participantes da festa. Muito legal, não é mesmo?
E você não pode deixar de experimentar o doce de marmelo com queijo ou requeijão, fica uma delícia!

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.