Muitas vezes temos reações e sensações no corpo de doenças que vão para nossa pele. No entanto, nem sempre a gente imagina que é de fundo emocional, mas a mente e o corpo estão conectados o tempo todo. Essas sensações podem desencadear algum tipo de alergia emocional. Portanto, entenda melhor o assunto aqui no Brasil 123. Alergia emocional: como identificar e tratar.
Quando sentimos estresse e ansiedade de forma intensa e principalmente se for por um longo tempo, o corpo libera substâncias de adrenalina e de noradrenalina. Estes são hormônios responsáveis por acelerar o nosso funcionamento químico, ou seja, funcionamos de forma mais intensa para lidar com os desafios que aparecem no dia a dia. Com isso, as células de defesa do nosso corpo são ativadas causando uma hipersensibilizarão do nosso sistema imunológico, causando uma reação alérgica. É liberado também cortisol que ao longo do tempo causa processos inflamatórios em nosso organismo.
Quando é liberada uma grande quantidade desses hormônios e dessas substâncias no nosso corpo, para nossa mente dar conta de tudo que está acontecendo, acaba por acontecer várias reações em cadeia de defesa e energia desencadeando os processos inflamatórios. Então, a alergia emocional acontece.
Os sintomas costumam ser comuns na nossa vida e a gente não percebe que dessa vez está vindo de uma questão psicossomática emocional. Sendo eles, coceira, vermelhidão e urticaria, podendo provocar até mesmo falta de ar e insônia.
Temos dois tipos de tratamento para esse tipo de disfunção:
Então, tudo isso é muito bom, pois vai causar a diminuição dessa enxurrada de hormônios e substâncias no corpo, diminuindo as tensões que poderiam provocar além das alergias emocionais, outras reações em cadeia chegando a atingir órgãos como o fígado, estômago, coração entre outros.
Portanto, não deixe de cuidar e dar uma atenção especial ao seu corpo e à sua mente. Até porque, essas reações são formas de o corpo chamar a sua atenção e mostrar que algum problema nada bom está acontecendo. Os problemas psicossomáticos podem aumentar com o tempo, e se não cuidar, eles vão acumular, transbordar, somatizar e se transformar em “monstrinhos” cada vez maiores.
Por isso, quanto antes procurarmos ajuda e mudarmos o estilo de vida, tornando os dias mais leves, divertidos e relaxantes, cortando ao máximo o que faz mal ou estressa, melhor será para nossa mente e para o nosso corpo.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…