Hoje nós vamos contar para você como solicitar o acréscimo de 25% na aposentadoria do INSS. Muitas dúvidas surgem a respeito do valor acrescido na aposentadoria paga pelo INSS. Mas nem todos os beneficiários da Previdência conhecem bem os seus direitos.
Pensando nisso, reunimos algumas das informações mais importantes sobre esse assunto para te passar. Assim, esperamos ajudar você a ficar por dentro de tudo sobre a aposentadoria do INSS para que não corra o risco de perder nenhum benefício ou acréscimo a que se tem direito.
Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final, para obter todos os conhecimentos necessários sobre o acréscimo de 25% na aposentadoria do INSS e como solicitar.
O que é o acréscimo de 25% na aposentadoria do INSS?
Você sabia que alguns aposentados do INSS têm direito a um acréscimo de 25% na aposentadoria? Isso acontece porque algumas pessoas aposentadas por invalidez necessitam de terceiros para realizarem as atividades diárias, e por este motivo, o INSS disponibiliza um valor adicional, equivalente a um quarto do valor que o beneficiário recebe, para que o mesmo possa contratar uma pessoa para auxiliá-lo em seu dia a dia.
Quem tem direito ao acréscimo de 25% na aposentadoria do INSS?
O acréscimo de 25% na aposentadoria do INSS destina-se exclusivamente para os contribuintes que recebem a aposentadoria por invalidez. Depois da reforma da Previdência Social esse tipo de aposentadoria passou a se chamar aposentadoria por incapacidade permanente.
Além disso, o beneficiado em questão precisa comprovar a necessidade da ajuda de terceiros para solicitar o acréscimo. Para que você saiba exatamente como fazer essa solicitação, separamos algumas informações, confira:
Como solicitar o acréscimo de 25% na aposentadoria do INSS?
Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário comparecer até uma agência do INSS para solicitar o acréscimo. Para isso, o aposentado ou o responsável precisa entrar no site do Instituto Nacional de Seguro Social e selecionar a opção “Agendamentos/Requerimentos”.
Então, é só clicar em avançar e depois digitar “acréscimo” no campo de pesquisa. Depois disso é só selecionar a opção desejada para anexar todos os documentos e esperar para que o INSS analise a solicitação e decida se o aposentado precisa ou não comparecer a um atendimento presencial para comprovar alguma informação.
O aposentado ainda necessitará realizar uma perícia médica, que será agendada pelo INSS, e você pode acompanhar tudo isso no aplicativo Meu INSS. Além disso, existem alguns casos específicos em que essa perícia médica é realizada em domicílio, para maior conforto e comodidade de alguns segurados que apresentam uma mobilidade muito pequena.
Agora que você já sabe tudo sobre o acréscimo de 25% na aposentadoria do INSS, é só seguir as instruções para solicitar o benefício!