7 benefícios da cúrcuma para a saúde

Confira como o açafrão-da-terra pode ser bom para sua saúde

0

Também conhecida como açafrão-da-terra, a cúrcuma é muito utilizada na culinária. Pois traz um sabor muito agradável aos pratos. Porém, existem muitos outros benefícios que ela pode proporcionar. Neste post, descubra quais são os 7 benefícios da cúrcuma para a saúde. Confira aqui no Brasil 123.

Além de açafrão-da-terra, algumas pessoas a conhecem por açafrão-da-Índia. Além disso, com o pó de suas raízes dá para produzir o cutty, uma mistura de especiarias indiana muito famosa.

Mas, como dito anteriormente, além de ser um ótimo tempero, a cúrcuma possui inúmeras propriedades medicinais que podem contribuir para o seu bem-estar de uma forma que você nem imagina. Aqui, você terá acesso aos detalhes do efeito dessa planta tão versátil.

Vale salientar que, apesar de ser açafrão-da-terra, não confunda a cúrcuma com o açafrão. Pois são produtos totalmente diferentes. A saber, a cúrcuma corresponde àquele pozinho amarelo e possui um preço mais em conta. Enquanto o açafrão é aquele pó vermelho, além de ser um pouco mais caro.

7 benefícios da cúrcuma para a saúde

como a cúrcuma atua na saúde - reprodução unsplash
como a cúrcuma atua na saúde – reprodução unsplash

A cúrcuma possui diversas propriedades medicinais, pois é capaz de atuar como antioxidante e anti-inflamatório. Sendo assim, por meio da ingestão de seu chá, você pode combater muitas inflamações.

Agora, veja os 7 benefícios da cúrcuma para a saúde de forma mais detalhada:

Anti-inflamatória

Como já foi mencionado acima, a cúrcuma possui propriedades anti-inflamatórias. Por isso, ela pode ser usufruída em casos de inflamação crônica.

Isso ocorre porque a cúrcuma é rica em uma substância que se chama curcumina. Que possui grande ação anti-inflamatória. A ação da curcumina se dá diretamente na célula, por meio do bloqueio de processos relacionados à inflamação crônica.

Antioxidante

Os antioxidantes são muito importantes para nosso organismo. Uma vez que eles eliminam os radicais livres presentes em nosso corpo. A saber, os radicais livres são muito danosos, sendo responsáveis pelo envelhecimento e pela aparição de outras doenças, como os tumores malignos.

Então, como a curcumina possui ação antioxidante, ela auxilia no combate aos radicais livres de forma bastante eficaz. Inclusive, além de conseguir neutralizar esses radicais livres. Ela estimula que o nosso organismo faça o mesmo.

Protetora do cérebro

O hormônio cerebral BNDF é um dos hormônios responsáveis por contribuir com o aumento das conexões neurais e com o desenvolvimento dos neurônios. E a curcumina pode ajudar no aumento dos níveis desse hormônio.

Além disso, a falta de BNDF pode estar associada ao desenvolvimento do Alzheimer e da depressão. Logo, o consumo de açafrão-da-terra pode ter efeito preventivo contra essas condições de saúde.

Demais benefícios da curcumina para a saúde

A cúrcuma também auxilia na regulação da microbiota intestinal, melhora as funções do sistema imune, diminui a acne e auxilia no processo de perda de peso.

Sendo assim, consumir esse produto é muito benéfico para a saúde, ainda que você não tenha nenhum problema. Pois acima foram listados quantos deles pode ser evitado por meio do consumo do açafrão-da-terra.

Então, esses foram os 7 benefícios da cúrcuma para a saúde. Portanto, não deixe de consumir esse produto para auxiliar na melhora das funções do seu organismo.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.