5 dicas para controlar os gastos e ter dinheiro para investir

Confira como guardar dinheiro para fazer investimentos que você sempre quis fazer

0

Controlar os gastos faz parte da vida de todo o brasileiro, pois é preciso chegar no fim do mês e conseguir pagar as contas. Mas você já pensou em controlar os gastos e ter dinheiro para investir? É isso, que hoje, nós do Brasil 123, vamos ensinar a você.

Com você não acontece assim: decide economizar para investir e sempre acontecem surpresas como, doenças, remédios, oficina mecânica, e outras surpresas durante o mês. E os planos de economizar vão por terra.

5 dicas para controlar os gastos e ter dinheiro para investir

como ter dinheiro para investir controlando gastos - reprodução unsplash
como ter dinheiro para investir controlando gastos – reprodução unsplash

Siga as nossas dicas e comece a controlar os seus gastos. O importante é começar, você vai ver.

1ª) Anote os seus ganhos e gastos mensais

Se você colocar na ponta do lápis, todos os seus ganhos e todas as despesas realizadas no mês você terá uma breve ideia dos seus gastos.

Ao anotar as despesas, procure separar os gastos que são fixos, que são realizados todo o mês como aluguel, água, luz, internet, mercado, telefone. E os gastos que são variáveis, que não ocorrem todo o mês, como roupas, restaurantes, bares, viagens, entre outros.

Dessa forma, esta separação de gastos vai possibilitar que você entenda os seus gastos e onde você poderá economizar. Normalmente nos gastos variáveis.

2ª) Procure realizar as compras à vista

Evite ao máximo os parcelamentos, pois são valores pequenos, que no final comprometem o seu orçamento. Além disso, você não corre o risco de pagar mais por um produto por causa do parcelamento.

Mas, se for mesmo necessário, não esqueça de incluir o valor do parcelamento nos gastos fixos, até o final do parcelamento.

3ª) Gaste com consciência e criatividade

Assim, analise as vantagens daquele gasto para a sua vida, e se ele realmente é necessário, ou simplesmente para satisfazer um capricho. O ditado “mais vale um gosto do que dinheiro no bolso” neste caso não é válido.

Além disso, avalie se é mais barato fazer as refeições fora de casa, ou cozinhar em casa. Faça viagens de férias fora da temporada, em que os valores são mais baratos, faça passeios que são gratuitos, entre outras opções viáveis. Entretanto, não deixe de fazer as atividades que você sempre realiza, mas, tenha criatividade para economizar.

4ª) Construa uma reserva de emergência

Imprevistos acontecem, mas se você tiver uma reserva de emergência tudo ficará mais fácil.

Guarde a quantia que puder, afinal, o importante é ter uma reserva para pequenos gastos extras durante o mês.

Até porque, se você guardar um pouquinho cada mês, o valor vai crescendo e se multiplicando.

5ª) Invista seu dinheiro, mesmo que seja pouco

Procure fazer pequenos investimentos todos os meses. Existem investimentos possíveis de serem realizados com até R$ 10,00. O importante é começar a ver o seu dinheiro multiplicar.

Faça investimentos de liquidez diária, pois se você precisar pode retirar a qualquer tempo.

Para economizar, o mais difícil é começar.

Por isso que as dicas que damos são extremamente úteis para que você comece a economizar, e comece a investir. Desta forma, você fará o seu dinheiro render, mesmo que seja pouco.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.